sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CONTINUA A BUSCA PELO PICA-PAU BICO DE MARFIM


No ano passado, Allan Mueller acredita que viu o esquivo pica-pau bico de marfim. O biólogo da vida selvagem quer ter certeza neste inverno.

Mueller têm planos de investigar os pântanos do Leste de Arkansas com uma equipe de 26 voluntários e três biólogos peritos em pesquisa de campo.

Os pesquisadores vão começar seu trabalho no Big Woods no sábado [6 de Dezembro de 2008]. A procura será iniciada na temporada da nidificação das aves em março e abril, quando o pica-pau é mais ativo, disse Mueller.

Embora três pesquisas anteriores tenham envolvido mais voluntários, mais cientistas e mais tempo na mata, Mueller se sente confiante de que ele e sua equipe irão obter resultados.

"Estamos indo para encontrar um grande pica-pau preto e branco", afirma categoricamente.

O enorme pássaro que se acreditava estar extinto até um avistamento quatro anos atrás, mobilizou especialistas nacionais e fundos federais a fim de verificar a existência da ave e estudar o seu habitat.

Por falta de uma boa fotografia ou gravações de áudio do pássaro, os pesquisadores não foram capazes de convencer colegas cientistas de que a ave tem sobrevivido a anos de urbanização e à perda do habitat.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Conservação da Natureza em Arkansas, onde Mueller é gerente de conservação, juntamente com o Laboratório Cornell de Ornitologia, a comissão de jogos e pesca de Arkansas e a Sociedade Audubon, têm colaborado para o estudo do pica-pau marfim e o engajamento de grupos para a verificação dos potenciais habitats em outros estados do sul.

Além de Arkansas, os pesquisadores dizem que a ave tem sido vista e ouvida nos pântanos do noroeste da Flórida. Uma equipe de Cornell em breve começará a procurar na Flórida, e viajará para o Arkansas e outras regiões do Sudeste na esperança de detectar as aves.

Mueller lembra os pescadores, caçadores e o público em geral, que podem ajudar também, ligando para o seu escritório se ocorrer um avistamento. Um doador anônimo já prometeu uma recompensa de 50.000 dólares a quem levar a equipe a um pica-pau de bico de marfim vivo.

A floresta de Big Woods está localizada no Refúgio Nacional da Vida Selvagem de Cache River, onde o praticante de canoísmo Gene Sparling avistou o pássaro em 11 de Fevereiro de 2004. Peritos da Universidade de Cornell notificaram avistamentos posteriormente. Desde então, pesquisas têm sido feitas em cerca de 83.000 a 55.0000 acres de floresta.

Os últimos voluntários serão divididos em cinco equipes. Uma pessoa de cada equipe irá procurar áreas designadas uma vez por mês, assim, alguém estará no local pelo menos uma vez por semana, disse Mueller.

Os pesquisadores irão gastar pelo menos seis horas por dia na floresta, incluindo o nascer e o pôr-do-sol, quando o pássaro está mais ativo. Eles vão procurar por buracos com ninhos e por sinais de uma refeição recente. Uma vez que identifiquem os pássaros, fixarão uma câmera remota.

Cada equipe usará uma caixa de madeira próxima de uma árvore, que quando batida, reproduz o som do pássaro. Um leitor de CD também será utilizado para difundir o som característico do pica-pau para atrai-los.


Fonte: Cryptomundo


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...