sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

MÉDICOS AFIRMAM: MENGELE NÃO CRIOU CIDADE DOS GÊMEOS

Gêmeos: peritos dizem que procriação consangüínea é a causa provável


Cientistas brasileiros rejeitaram a alegação de que o médico nazista Josef Mengele - tristemente famoso por suas "experiências genéticas" em Auschwitz - seja o responsável pela criação de uma comunidade de gêmeos, em uma pequena cidade perto da fronteira com a Argentina.

Em seu livro, Mengele: O anjo da morte Na América do Sul, o historiador argentino Jorge Camarasa alega que Mengele fez regularmente viagens a Linha São Pedro, um pequeno assentamento predominantemente alemão perto da cidade de Cândido Godói, no Brasil, durante a década de 1960. Pouco tempo depois, a taxa de natalidade de gêmeos começou a aumentar, diz ele.

No entanto, Ursula Matte e seus colegas da unidade hospitalar de genética médica em Porto Alegre, no Brasil, rejeitam qualquer noção de que Mengele seja o responsável pelo fenômeno. Sua equipe foi convidada a Linha São Pedro durante o ano de 1994 para investigar informações sobre um aumento do número de gêmeos nascidos na cidade.


Pulo de geração


De 1990 a 1994, a proporção de nascimentos de gêmeos em Linha São Pedro foi de 10%, comparado a 1,8% para o resto do estado do Rio Grande do Sul.

"Embora não possamos encontrar uma explicação definitiva para esta maior incidência, a existência de outras "cidades gêmeas" em todo o mundo - a maioria delas em áreas remotas, isoladas, com elevados níveis de endogamia como Linha São Pedro - mostra que a influência externa não é necessária para que isso aconteça ", afirma Matte.

Sua equipe entrevistou e realizou análises de sangue em 17 dos 22 pares de gêmeos que vivem em Linha São Pedro, cerca de metade dos quais eram gêmeos idênticos.

A análise genealógica mostrou uma alta recorrência de nascimentos múltiplos dentro das famílias, bem como um elevado nível de endogamia dentro da comunidade, sugerindo a presença de fatores genéticos.

O elevado nível de endogamia, combinado com uma ausência de gêmeos em toda uma geração, sugere uma característica recessiva, Matte acrescenta.


Traços teutônicos

Embora Camarasa argumente que a alta prevalência de cabelo loiro e olhos azuis entre os gêmeos poderiam ser indícios da "arianização" de Mengele, Matte salienta que a vila foi fundada por imigrantes alemães, que têm, muitas vezes, tais características.

"Além disso, não creio que Mengele teria o conhecimento, para não mencionar os meios, para provocar o aumento dos gêmeos nascidos nesta comunidade", diz ela.

"É notável que a incidência de gêmeos tenha ocorrido lá em quase todos os períodos de tempo, inclusive na década de 1990. Qual o tipo de manipulação de longa duração ele poderia ter feito?"

O nascimento de gêmeos está ligado à exposição a resíduos tóxicos e ao aumento da utilização da fertilização "in vitro", mas até agora, diz Matte, não se entende completamente os mecanismos envolvidos ", e é extremamente difícil para mim pensar que Mengele tivesse esse conhecimento no fim dos anos 1960 ", diz ela.


Fonte: New Scientist

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...