quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ronda Alta, Rio Grande do Sul: agricultor relata que clarões teriam aparecido no céu, sobre sua propriedade. Fenômeno teria durado cerca de 1min30seg


Buracos que apareceram na propriedade em outras ocasiões chegavam a ter três metros de profundidade

Área da propriedade em que os buracos apareceram (Foto: arquivo familiar)


Um fato tem intrigado os moradores de uma propriedade localizada no Passo da Entrada, em Ronda Alta. Há pouco mais de uma semana, na noite de 19 de janeiro, a família de Roque Vargas estava reunida em sua casa quando algo inusitado aconteceu.

Um clarão vindo do céu teria iluminado a residência e a lavoura de soja formando um raio de cerca de 100 m a 150 m, conforme relatos do agricultor. Outros fatos estranhos já aconteceram no local por duas vezes quando sinais foram deixados na terra.

Na primeira e na segunda vez, buracos no solo foram precedidos de um clarão no céu. Para a família uma dúvida: o que seriam esses sinais?

Roque Vargas tem 46 anos e é agricultor. A propriedade em que ele reside com a sua família já foi alvo de outros sinais que ainda não foram explicados cientificamente, sendo que os primeiros apareceram há cerca de dois anos.

Vargas lembra que naquela época uma luz desceu do céu em direção à lavoura por volta das 5h30. No local em que ela parou ficaram buracos. Em novembro de 2008, novas marcas apareceram na propriedade. "Alguns chegavam a ter três metros de profundidade e sem nenhum sinal da terra que ocupava aquele espaço", observa.


19 de janeiro de 2009


Na segunda-feira à noite, Vargas e mais três pessoas de sua família estavam reunidos na residência e novamente um clarão apareceu no céu. "Uma luz veio de cima da nossa casa e iluminou tudo num raio de 100 m a 150 m.

Não ouvimos barulho nenhum. A luz era forte e parecia dia mesmo, esse clarão durou mais ou menos 1 minuto e 30 segundos", conta. O agricultor relata ainda que não sabe explicar o que sentiu quando o fato aconteceu.

"Estávamos em quatro na casa e todos viram o que aconteceu pela janela, não tivemos coragem de sair. Esperamos um pouco e a luz apagou", desabafa.


Devido aos fatos anteriores, Vargas já havia comprado uma câmera fotográfica digital para registrar possíveis manifestações do tipo. "Nossa câmera pode até gravar, mas na hora ficamos como que paralisados e não nos lembramos de pegá-la", diz.

De acordo com Vargas, a família não chega a ter medo do que aconteceu. "Nesse dia o céu estava limpo, não estava chovendo nem nada", acrescenta.


Intrigante


O fato de as três aparições terem acontecido na propriedade dos Vargas tem intrigado a família e os moradores da cidade. Segundo o agricultor, algumas pessoas chegaram a levantar hipóteses de que um possível tesouro estaria escondido na região.

"Por algum motivo isso está acontecendo aqui", afirma. Vargas ainda opina: "A terra parece ter sido tirada de lá".


Fenômeno natural?


Apesar de intrigado, o agricultor não destaca a possibilidade de os fenômenos terem acontecido por causas naturais. A reportagem de O nacional procurou um especialista que pudesse apresentar fenômenos naturais com características semelhantes às relatadas.


O professor da Universidade de Passo Fundo, Daltro Bonato, é geólogo, geógrafo e mestre em geologia, ele é enfático ao dizer que não pode afirmar com total certeza o que aconteceu na propriedade por não ter acompanhado o fenômeno.

Segundo ele, entre as causas naturais de clarão no céu estão os raios e o uso de holofotes. "Algumas vezes uma fonte de luz potente direcionada da terra para o céu pode refletir nas partículas de água e poeira presentes na atmosfera causando a impressão de vir de cima", explica. Ele diz que a causa de tais fenômenos, muitas vezes, não é nada anormal.


"Uma luz veio de cima da nossa casa e iluminou tudo num raio de 100 m a 150 m. Não ouvimos barulho nenhum"


Roque Vargas, agricultor


Fonte: O Nacional via CUB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...