Ethan Hawke em Gattaca: Alguns temem que o mapeamento genético encontraria pessoas com genes "inválidos", que poderiam ser usados contra elas, como no filme de ficção científica.
Cada bebê poderia ter o seu código genético traçado ao nascer dentro de 10 anos, um processo que vai prever condições, tais como diabetes e doenças cardíacas e ajudar a preveni-las.
Jay Flatley, líder da empresa genética Illumina, previu uma revolução na área da saúde depois que a leitura completa do DNA de cada recém-nascido tornar-se uma realidade técnica. Ele disse que apenas as questões jurídicas e sociais seriam um empecilho para o processo.
Com tantas pessoas relutantes em ter seu genoma lido, e o medo de que poderia ser usado contra elas pelos empregadores ou às companhias de seguros, é esperado que o processo levante questões difíceis de resolver sobre privacidade.
A queda do custo da tecnologia genetica, promete uma perspectiva real para todos os pacientes. Alguns serviços já estão disponíveis a clientes por 700 libras, mas o processo de mapeamento genético inteiro não sai por menos de 70.000 libras.
A empresa Illumina, baseada em San Diego, pretende lançar seu próprio serviço de mapeamento mais barato dentro de dois anos, e já está buscando seus primeiros clientes, que provavelmente pagarão entre 7.000 libras e 14.000 libras.
O Dr. Flatley disse: "As limitações são sociológicas; quando e onde o mapeamento poderá ser aplicado, e preocupações sobre desinformação e perguntas de fundo ético . "Eu penso que esses serão os limites que de fato atrasarão isto em um prazo de 10 anos ".
Fonte: Daily Mail
Fonte: Daily Mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário