quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Objetos estranhos no céu Argentino

Segundo o diretor do observatório de Neuquen, teriam sido os restos de um meteorito ou lixo espacial


Três objetos não identificados entraram na atmosfera, e produziram um grande brilho, que iluminou o céu em toda a região do Alto Vale, até a zona dos lagos da cordilheira, segundo várias testemunhas.

O evento ocorreu no sábado à noite entre 22:15 e 23 hs e foi confirmado pelo Observatório Astronômico de Neuquen e pela Guarda Costeira de Bariloche.

Roberto Figueroa, diretor do Observatório, disse ao "Río Negro" que "perto das 22:15 hs eu estava no observatório com algumas pessoas, e de repente, vimos que todo o céu estava iluminado na parte oeste do Parque Norte.

"Vimos três objetos muito brilhantes, não identificados, que explodiram na atmosfera produzindo um grande brilho que foi seguido por uma espécie de fumaça ".

Confirmou que eram objetos não identificados e por sua especialidade entende que pode ter sido "um grande asteróide entre cinco e oito metros de diâmetro.

Seria um dos muitos que tem a Terra como rota de colisão. Ao entrar na nossa atmosfera, aquece e se expande de tal maneira, que acaba queimando e caindo como cinza ", explicou Figueroa.

"Mas, por outro lado, pode ter sido o resto de um dos muitos satélites orbitando a Terra", explicou o especialista, que concluiu: "não há detalhes do que se viu."

Desde Bariloche, moradores e turistas viram uma luz que desceu à terra no Lago Nahuel Huapi. Segundo a agência de noticias Bariloche, membros da Guarda Costeira disseram que receberam várias chamadas de moradores, incluindo alguns que estavam no Lago Mascardi que disseram que viram uma "luz piscando".

A principio a Guarda Costeira pensou que era um incêndio, e mandou um barco para a área, em direção ao rio Limay, como indicado pelas testemunhas. Mas o barco não encontrou nada.

"Presumimos que era uma estrela cadente, mas não temos dados precisos sobre o que aconteceu," disse um porta-voz da Guarda.

Uma leitora disse ao Río Negro que as 22:35 hs viu um objeto cair, em direção norte, que pelo tamanho presumivelmente poderia ter chegado a tocar a terra sem queimar completamente."

Por outro lado, um grupo de pescadores que estava na área de Piedra del Águila, confirmou o avistamento, mas acrescentou o detalhe, de que foi seguido por um grande estrondo.

Em Roca, moradores que estavam na Festa Nacional de la Manzana, também presenciaram o fenômeno. "Era um objeto azul esverdeado que parecia metálico", disse uma mulher.

O avistamento ocorreu poucos dias após a primeira colisão de satélites no espaço cósmico. A colisão, que aconteceu na última terça-feira e foi informado na sexta-feira, envolveu dois satélites, um russo e um dos Estados Unidos a cerca de 800 km de altitude sobre a Sibéria.


Fonte: Diario Rio Negro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...