terça-feira, 31 de março de 2009

Alemães descobrem face escondida em busto de rainha egípcia


Pesquisadores alemães utilizaram um moderno procedimento médico para desvendar um segredo de um dos mais antigos tesouros egípcios, o busto da bela rainha Nefertiti (1380 a 1345 a.C.) - mulher do faraó Akhenaton, da dinastia XVIII.

Uma tomografia computadorizada identificou que a escultura, com 3,3 mil anos, tem por baixo de sua camada externa uma segunda que representa, de forma mais fiel, como era o rosto da rainha.

De acordo com Alexander Huppertz, diretor do Instituto de Imagem Científica do Hospital Charite de Berlim, responsável pelo estudo, a ornamentação interna, feita de pedra calcária, possui algumas rugas em torno da boca e uma saliência no alto do nariz.



A camada exterior de gesso aumentou a profundidade do canto dos olhos e reforçou as maçãs do rosto, prejudicando os detalhes mais fiéis de Nefertiti, conhecida na época pela grande beleza.

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição de hoje da revista médica Radiology. Segundo Huppertz, "foram feitas alterações positivas e outras negativas".

"O busto de Nefertiti pode ter sido encomendado (talvez pelo próprio Akhenaton) para representá-la de acordo com a sua percepção pessoal", avaliou. Uma outra hipótese discutida pelos pesquisadores é de que o escultor tenha tentado aproximar o busto da rainha com os padrões de beleza da época.

A análise computadorizada do objeto, conforme os pesquisadores, também poderá ajudar a preservá-lo contra a ação do tempo. O busto de Nefertiti foi descoberto em 1912 e atualmente faz parte da coleção egípcia dos museus de Berlim.

Para as autoridades egípcias, que reivindicam há algum tempo a devolução do artefato, a escultura é um dos cinco objetos mais valiosos do Egito antigo.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...