terça-feira, 31 de março de 2009

DEVOTOS DA SANTA MUERTE PROTESTAM CONTRA DESTRUIÇÃO DE SANTUÁRIOS

Imagens da Santa Muerte em uma loja de Tijuana


Líderes de uma controversa seita mexicana que venera a morte, protestaram contra o governo devido a destruição de mais de 30 santuários com a imagem da "santa". Devotos da seita dizem que a Santa Muerte é padroeira dos marginalizados e dos despossuídos, e vem ganhando popularidade na fronteira EUA-México, porque as pessoas estão desiludidas com o catolicismo.

Os santuários normalmente retratam a santa como um esqueleto com uma foice em uma mão e um globo na outra. Os seus adoradores, deixam oferendas como velas, e tradicionalmente, pedem a proteção dos entes queridos falecidos, proteção contra a morte violenta ou vingança sobre os inimigos.

É particularmente popular no México, entre os poderosos traficantes de drogas, uma ligação que explica porque os trabalhadores municipais de Nuevo Laredo estavam protegidos por soldados na semana passada, quando derrubaram com enxadas os santuários em uma estrada na fronteira com Laredo, Texas.

Funcionários municipais disseram que os santuários foram construídos sem permissão em terreno público e adicionalmente, dão à cidade uma má fama.

O movimento enfureceu os líderes da Santa Muerte que convidaram seguidores em todo o México para demonstrar em um protesto, marcado para a semana santa, contra o que acreditam, é uma discriminação religiosa.

"É um ato aberto de intolerância religiosa e um ato de arrogância". "Nós estamos entrando em uma fase de terrorismo religioso e governamental", disse David Romo, o arcebispo da seita. A seita não é reconhecida pela Igreja Católica romana.

O porta-voz da igreja católica no México disse que não está envolvido nas demolições, e acrescentou que não era "nenhum segredo que esta organização religiosa é associada com narcotraficantes e o crime organizado... não só é supersticiosa, mas diabólica."


Fonte: Telegraph

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...