sábado, 16 de maio de 2009

Lagartas desconhecidas invadem pastagens chinesas


Cerca de 20.000 cabeças de gado e 50 famílias de vaqueiros foram forçados a abandonar esta semana uma pastagem em Usu, noroeste da China, Região Autônoma de Xinjiang Uygur, após uma invasão de lagartas desconhecidas.

As lagartas, com uma densidade de até 3.000 por metro quadrado, consumiram o pasto como ceifeiras, deixando apenas o solo acastanhado por trás delas, disse um correspondente da Xinhua no local.

Zhang Xishan, um funcionário responsável pela gestão de pastagens, disse a Xinhua na sexta-feira que as lagartas danificaram 8.000 hectares de pastagens, dos quais 4.670 hectares ficaram totalmente arruinados."A maneira que elas comem grama é como se enrolassem um carpete," , disse Zhang.

É a pior praga de lagartas das últimas três décadas na cidade, que fica a 280 quilômetros a oeste da capital regional de Urumqi, disse Zhang.

No entanto, os peritos não conseguiram identificar ainda a lagarta de 2 cm, espinhosa e verde com listras pretas. Amostras foram enviadas para a Universidade Agrícola de Xinjiang, na sexta-feira para descobrir o que são.

"A pastagem estava verde, há uma semana. Mas agora as lagartas estão por toda pate, e elas até mesmo entram na minha casa.

Tenho de varrê-las para fora várias vezes por hora", disse um pastor chamado Bixian. Bixian disse que nunca tinha visto antes essas lagartas.

Xinjiang tem um historico de utilização de frangos, patos e outras aves na luta contra gafanhotos, que também são uma ameaça para as pastagens. Porém, estas aves, não mostraram interesse nas lagartas espinhosas de Usu.

O governo municipal de Usu anunciou a proibição de pastoreio nas pastagens afetadas, que começou no sábado passado e dura por pelo menos uma semana.

A sede regional de controle de gafanhotos e roedores de Xinjiang enviou dois veículos de spray, juntamente com 5 toneladas de pesticidas para Usu para combater a praga. Cada veículo pode pulverizar agrotóxicos entre 400 e 530 hectares por dia, a operação pode durar 12 dias.

O oficial Mu Chen da sede regional de controle de pragas, disse que as lagartas podem ser larvas de mariposas. Ele sugeriu que o inverno quente e muita chuva na Primavera deste ano pode ter ajudado a produzir o exército de lagartas.


Fonte: Sina English

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...