Os musaranhos são pequenos e ruidosos mamíferos e entre suas vocalizações estão piados agudos e não muito audíveis.
Algumas pesquisas sugeriam que os musaranhos talvez utilizassem esses sons para fins de ecolocalização - como os morcegos, mas por meio de um sistema mais simples.
Estudando os musaranhos comuns e uma variante de maior porte da espécie, Bjorn Siemers, do Instituto Max Planck de Ornitologia, na Alemanha, e seus colegas, raciocinaram que se os sons tinham utilidade para a localização, deveriam variar de acordo com o ambiente.
Caso os sons fossem utilizados apenas para comunicação, a variação dos chamados se relacionaria à presença ou não de outros musaranhos nas cercanias.
Ao simular a presença de outros musaranhos, os pesquisadores não identificaram variação de chamados. Mas ao alterar o habitat - com o uso de camadas adicionais de palha -, descobriram que o número de chamados crescia.
Em experiências de campo, eles tocaram gravações de chamados típicos de musaranhos em diferentes ambientes que esses animais ocupam - prados e florestas, por exemplo - e descobriram que eles resultam em ecos distintos. O estudo foi publicado pela revista Biology Letters.
As constatações sugerem que os musaranhos podem de fato usar os chamados como recurso de ecolocalização, ou seja, de exame sonoro daquilo que os cerca pela análise das reverberações, o que permite distinguir a natureza de um local específico e decidir o melhor percurso pela área.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário