sábado, 24 de outubro de 2009

Estatueta de 1.500 anos da deusa Lakshmi encontrada na Caxemira


Uma escultura de 1.500 anos extremamente rara da deusa hindu Lakshmi foi descoberta em uma aldeia da Caxemira.

A estatueta de calcário marrom e preto é única, e foi descoberta na aldeia de Nagbal Lesser em Jammu e Caxemira, norte do estado indiano. A intrigante estatueta mede nove centímetros de altura e cinco centímetros de largura.

Lakshmi está sentada entre dois leões no famoso trono de lótus, e tem uma cornucópia e lótus em suas mãos direita e esquerda, respectivamente. Ela representa a fina arte da Escola de Arte Gandhara, uma oficina Kashmiri fundada no século I a.C.

"O traje que vêmos nesta escultura mostra uma confluência de formas de arte grega e indiana", diz o historiador Iqbal Ahmad. Sua mera existência oferece uma grande perspectiva nos mais antigos assentamentos avançados em Jammu e Caxemira, Já que a área tem oferecido apenas exemplos dispersos de cerâmica.

A escultura foi levado para Srinagar, onde será estudada nos Arquivos Arqueologicos e Museus. Irá então para o Sri Pratap Singh Museu para exposição pública.

Khursid Ahmad Qadri, diretor dos Arquivos Arqueológicos e Museus de Jammu e Caxemira elogia a descoberta como muito importante culturalmente: "Quanto ao objeto (escultura) é muito importante. Segundo a nossa análise anterior, a estátua remonta ao 6 ou 7 século. É de cor castanha e da perspectiva de artesanato, é finamente cinzelada".

O diretor Peer Zada Mohammed Ashraf diz que o artefato representa bem a arte Kashmiri: "Uma coisa assim nunca foi vista antes. Isso mostra o quão brilhante foi o passado da Caxemira."


Tradução: Carlos de Castro




Fonte: Discoveryon





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...