Um recente estudo sobre o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias), o maior predador dos oceanos, deixou os surfistas da costa norte da Califórnia, nos Estados Unidos, ainda mais cautelosos para entrar no mar.
Segundo a investigação, a espécie - que pode pesar quase 2 t e atingir até 15 m de comprimento - é mais comum na região do que se pensava. As informações são do jornal britânico Times.
O estudo constatou ainda que os tubarões brancos não são tão solitários quanto os especialistas imaginavam e se reúnem em uma área do oceano apelidada de "Café do Tubarão Branco" ("White Shark Café", em inglês), região situada entre a península da Baixa Califórnia e as ilhas havaianas.
Lá, de acordo com os biólogos, eles provavelmente se encontram para acasalar, caçar e ficarem juntos.
Os cientistas utilizaram durante 10 anos monitoração por satélite, vigilância acústica e etiquetas genéticas para estudar a movimentação de 179 exemplares do Carcharodon carcharias.
O artigo foi publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B. Os equipamentos registraram que o temido predador viaja em uma rota regular nas praias da Califórnia entre os meses de agosto e dezembro antes de migrarem para as águas próximas ao Havaí durante a primavera e o verão.
"A única coisa que estamos aprendendo sobre os tubarões brancos é que eles não nadam sem rumo. São predadores muito seletivos", afirmou Scot Anderson, biólogo marinho do National Park Service.
Os tubarões brancos se aproximam em peso das praias e de pontos rochosos para se manter perto das colônias de focas e leões marinhos que compõem sua cadeia alimentar.
Em raras exceções, algum exemplar é visto debaixo da famosa ponte Golden Gate, na baía de San Francisco, onde milhares de carros atravessam diariamente.
Surfistas e banhistas nas águas californianas souberam por anos que os grandes brancos podem estar na água - placas de alerta são colocadas em muitas praias -, mas esta é a primeira prova científica da quantidade pela qual os seres humanos estarão compartilhando o surf com o predador mais temidos dos mares.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário