Físicos de um laboratório norte-americano anunciaram nesta sexta-feira (17) ter encontrado a matéria escura pela primeira vez na história.
Caso confirmada, a descoberta pode revolucionar o conhecimento sobre o cosmos e a velocidade de rotação das galáxias.
Cientistas acreditam que a matéria escura corresponde a 90% da massa de todo o Universo, apesar de ser invisível.
A teoria sobre a existência foi sugerida pela influência gravitacional que ela exerce em todos os corpos celestes, dos planetas às galáxias.
O experimento que pode ter descoberto a matéria foi realizado em uma mina no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, utilizando 30 detectores de silício e germânio ultra-gelado para capturar a interatividade entre partículas massivas.
O programa, chamado de "Busca criogênica pela matéria escura" (CDMS, na sigla em inglês), teria encontrado das partículas com todas as características esperadas.
No entanto, os físicos alertam que há 25% de possibilidade de que partículas subatômicas casuais possam mostrar os mesmos sinais.
Cientistas afirmam que três ou quatro comprovações semelhantes seriam consideradas como provas da existência da matéria escura. Para tanto, os detectores estão ganhando três vezes mais germânio, para melhorar sua sensibilidade.
Fonte: eBand
4 comentários:
Não sei de onde a Band retirou essa materia mas ela é famosa por divulgar fatos incorretos. Nesse post em especial ela errou quanto a porcentagem que a materia escura representa no Universo: não são os mencionados 90% mas sim 23% da densidade de energia do universo, o resto é representado pela Energia Escura (não é a mesma coisa que Materia Escura), a máteria comum, as formas normais de energia, a gravidade e talvez a anti-materia.
Não culpo vc pelo pequeno erro afinal vc só usou o conteudo de outra fonte mas seria melhor se vc se informasse mais sobre o que vai postar, pois todos sabemos que boa parte das informações divulgadas na internet tem alguma mentira no meio, tentar corrigir essas mentiras e tornar a internet mais verdadeira é nossa obrigação como blogueiros.
Um abraço.
Fernando Roberto
fernando@fernandowilliams.com
A informação foi retirada de http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1236882/Dark-matter-discovered-Scientists-believe-elusive-particle-makes-90-Universe.html
Os cientistas perceberam há poucas décadas que os movimentos das galáxias dentro do Universo não podiam ser explicados pela atração gravitacional das galáxias, estrelas e gases visíveis. Por muito tempo, os cientistas disseram que:
*
10% do Universo era composto de matéria visível
*
e 90% era matéria escura não vista, preenchendo o vazio entre as estrelas e galáxias.
Mas nos últimos anos os astrônomos determinaram que o Universo e suas galáxias estavam se afastando em taxa em aceleração, um fenômeno consistente com a existência de uma força antigravitacional conhecida como "energia escura".
Gondolo disse que os cientistas agora acreditam que o Universo é composto de:
*
cerca de 5% de matéria visível,
*
25% de matéria escura
*
e 70% de energia escura.
Diferente da matéria escura, que está sujeita à gravidade, a energia escura não é atraída para dentro de nossa galáxia, de forma que a Via Láctea é composta de cerca de 10% de matéria e 90% de matéria escura, disse Gondolo.
O movimento giratório do disco espiralado e chato da Via Láctea é rápido demais para ser explicado apenas pela gravidade de suas estrelas e gases visíveis, de forma que os cientistas acreditam que ela esteja cercada por um "halo" muito maior -na verdade um esfera achatada- que contém algumas estrelas e predominantemente matéria escura não vista...
http://noticias.uol.com.br/inovacao/ultimas/ult762u1935.jhtm
Agora sim os dados estão corretos, esse jornalzinho que publicou os dados errados não é? Ele é o maior jornal do mundo da língua inglesa e cometeu um erro desses, se baseou em dados antigos. Mas parabéns pelo post e por ter postado um comentário corrigindo os dados.
Um abraço e até a próxima.
Postar um comentário