sábado, 12 de dezembro de 2009

Fenômeno de luz na Noruega foi realmente causado por falha de um míssil russo




Um teste mal sucedido com um novo míssil balístico intercontinental RSM-56 Bulava, lançado do submarino "Dmitry Donskoy", único submarino da classe Typhoon ainda em serviço ativo, foi o responsável pela espiral azulada vista no norte da Noruega na manhã de quarta-feira, confirmaram interceptações radiofônicas e fontes das forças armadas russas.

De um total de 12 testes, este teria sido o sétimo teste mal sucedido, e essa seria a razão da falta de comentários da frota russa do norte. Os testes com os novos RSM-56 Bulava são uma resposta da Rússia a implantação do controverso escudo antimísseis americano.

A claridade azulada e a espiral foram causadas pelos ventos presentes na grande altitude que condensaram o rastro deixado pelo míssil, enquanto a iridiscência foi causada pela defração da luz em pequenas partículas. Estes mesmos rastros foram levados pelos ventos por alguns quilômetros antes que se dissipassem.






Compare o rastro do míssil russo (as duas fotos acima) com alguns exemplos de rastros feitos por foguetes (abaixo) :









Tradução: Carlos de Castro




Fonte: tv2nyhetene /Ceticismo Aberto


2 comentários:

Anônimo disse...

Pô amigo, sinto muito mas os rastros dos mísseis não são exatos como o espiral, acho que é tentado explicar que o míssel entrou em parafuso, e deixou este rastro, bem, acho melhor inventar outra, pois esta não colou.

Carlos de Castro disse...

Os rastros não são iguais devido a alguns fatores: condições climáticas, (o teste foi próximo do polo norte), No hemisfério norte é o inicio do inverno,a espiral tornou-se muito mais visível devido ao zoom, e ao ângulo obtido pelo fotógrafo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...