quarta-feira, 3 de março de 2010

Identificadas cinco novas espécies de rãs no Parque Yasuni no Equador


Uma equipe de cientistas da Universidade Católica do Equador (PUCE) encontrou cinco novas espécies de rãs no Parque Nacional Yasuní, uma reserva de biodiversidade do país na Bacia Amazônica.

Após dois anos de estudos, os pesquisadores descobriram que o Yasuní é o lar de duas novas espécies de rãs cupinzeiras, duas árborícolas e uma de enfermeiras, os machos levam de 10 a 15 girinos em suas costas.

Existem agora 27 espécies de rãs enfermeiras no Equador, 11 rãs arborícolas e três rãs cupinzeiras.

O Equador tem atualmente 472 espécies de anfíbios descritas formalmente, registro que aumenta a cada novo descobrimento, no entanto muitos deles já estão em vias de extinção.

Estes descobrimentos são parte de um projeto financiado pela Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia (Senacyt) e executado pelo Museu de Zoologia da Universidade, para o estudo genético das espécies animais e melhora dos registos da biodiversidade.

Durante dois anos, três biólogos da PUCE estudaram a área onde funciona desde 1994 a Estação Científica Yasuní, coletaram espécimes, gravaram cantos e tiraram fotos dos anfíbios e seus habitats.

Cada gravação contém o coaxar de várias espécies, e ondas de cores indicam a freqüência e a intensidade de cada canto. Ajudados por computadores, microscópios e outros equipamentos, os biólogos passam o trabalho para o laboratório, onde os dados são analisados.

Após realizar uma análise genética através do DNA, e estudos no laboratório de Biologia Molecular da PUCE, é confirmada a descoberta de novas espécies. Foi assim que as cinco novas espécies do Yasuní foram descritas.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: ecuavisa


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...