quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cientistas encontram fósseis de bebês gigantes de tubarões

Pesquisadora investiga local onde foram encontrados os fósseis


Uma pesquisa do instituto Smithsonian Tropical e da Universidade da Flórida, ambos nos Estados Unidos, descobriu uma espécie de maternidade de tubarões gigantes no Panamá.

Fósseis de bebês que tinham cerca de 1,8 m e pertenciam à espécie magalodon (Carcharocles megalodon), a maior de tubarão que já existiu, foram encontrados no local.

"Tubarões gigantes adultos, com um comprimento entre 18 e 21 m, encaravam poucos predadores, mas os jovens enfrentavam outros grandes tubarões", diz a cientista Catalina Pimiento.

"Assim como em muitas espécies modernas de tubarão, os jovens gigantes provavelmente passavam esse período vulnerável de suas vidas em águas rasas onde a comida era abundante e os predadores tinham dificuldade de locomoção", diz a pesquisadora.


Os cientistas encontraram diversos fósseis de dentes que indicam que ali viviam bebês tubarões com cerca de 1,8 m de comprimento



Segundo o instituto, os paleontólogos coletaram mais de 400 fósseis de dentes de tubarão com cerca de 10 milhões de anos como parte de um trabalho para entender como se formou a região de Gatun, uma espécie de ponte que liga a América do Sul e do Norte. Pelo menos 28 dentes pertenciam a jovens animais.

Os pesquisadores correm contra o tempo, já que a região do Panamá onde fica o berçário de tubarões gigantes é muito explorada para a fabricação de cimento



Os cientistas acreditam que existam pelo menos outros dois locais que serviram de berçário para os super tubarões, mas ambos nos Estados Unidos.

Contudo, os pesquisadores correm contra o tempo para pesquisar a região, já que ela é explorada para a produção de cimento e possíveis novos sítios arqueológicos podem ser destruídos.


Fonte: Terra


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...