Cientistas alemães anunciaram, nesta terça-feira, a localização de um novo gibão --a espécie corre risco de extinção em matas da floresta tropical da Ásia.
Com a descoberta, passam a ser sete diferentes tipos que são encontrados exclusivamente no Vietnã, Laos, Camboja e sul da China.
"Uma análise do ritmo e da frequência de seus chamados, junto com a pesquisa genética, mostra que ele é, de fato, um novo tipo de gibão", diz Christian Roos, do Centro Germânico de Primatas (DPZ, na sigla em inglês).
O animal usaria a voz para defender o seu território e, segundo conjectura o DPZ, o som provavelmente deve ter sido um precursor da música feita por seres humanos.
Com o nome científico de Nomascus annamensis, o gibão de peito protuberante tem pelos pretos, que se parecem cinza durante o dia.
O peito é marrom e as bochecas são laranja escuro. As fêmeas se diferem pela cor bege alaranjado.
De acordo com Roos, os cientistas não têm ideia de quantas novas espécies estão vivas --estima-se que girem em torno de cem--, já que são objeto de caça ilegal.
"Eles são mantidos como bichos de estimação, comidos ou usados em métodos medicinais ancestrais", complementa. "Somente se soubermos onde são encontrados, e quantos são, poderemos dar início a ações sérias de preservação."
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário