quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bisturis e crânios apontam para cirurgias na Era do Bronze; leia entrevista

Trepanação (Jericó/Israel)

Önder Bilgi, diretor de escavações em Ikiztepe, Turquia, fala sobre sua descoberta de bisturis afiados de 4.000 anos e como eram utilizados.


Onde o senhor está escavando?


Em uma colônia do início da Era do Bronze chamada Ikiztepe, na província junto ao Mar Negro Samsun, na Turquia.

A vila foi lar para cerca de 300 pessoas em seu clímax, entre 3.200 a 2.100 a.C. Eles viviam em casas retangulares, de somente um andar, feitas de toras de madeira. Cada uma delas tinha um quintal e um forno na frente.


Você encontrou o que parecem ser bisturis.


Correto. Acabamos de descobrir duas lâminas feitas de obsidiana, um vidro vulcânico que forma uma aresta afiada quando quebra.

A obsidiana deve ter sido importada de outra região, já que não há fontes naturais do material na área.

Encontramos as lâminas próximas a uma plataforma circular de barro que pode ter sido usada para cerimônias religiosas.

As lâminas possuem dois lados, com cerca de quatro centímetros, e muito, muito afiados. Elas ainda poderiam te cortar atualmente.


O que faz você pensar que elas foram usadas para cirurgias?


Nós descobrimos traços de cortes em caveiras em um cemitério próximo. De cerca de 700 crânios, 14 tinham estas marcas.

Eles poderiam ser cortados apenas com uma ferramenta muito afiada. Nesta época, 4.000 anos atrás ou mais, poderia ser apenas uma lâmina de obsidiana.

As marcas de cortes mostram que uma lâmina era usada para fazer uma abertura retangular através do crânio. Nós sabemos que pacientes viveram entre dois e três anos após a cirurgia, e o crânio tentou fechar o ferimento.


Vocês descobriram pistas sobre por que esta cirurgia era realizada?


Parece haver três razões principais. A primeira seria aliviar a pressão de uma hemorragia cerebral, pois encontramos traços de sangue dentro de alguns dos crânios.

A segunda seria tratar pacientes com câncer cerebral, já que podemos ver traços de pressão do câncer dentro de alguns dos crânios.

E a outra razão seria para tratar ferimentos na cabeça, que parecem ter sido bem comuns. O povo de Ikiztepe obtinha seu cobre de minas nas montanhas locais, e acreditamos que eles tinham que entrar em combates com outros povos para ter acesso a ele.


Fonte: Folha.com



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...