O Snowbird sustentou altitude e velocidade por 19,3 segundos em um teste.
Autoridades internacionais de aviação devem certificar, em outubro, que o Snowbird (Pássaro da Neve) fez o primeiro voo bem-sucedido e sustentado de um ornitóptero movido a força humana, informa a Universidade de Toronto.
O Snowbird sustentou altitude e velocidade por 19,3 segundos em um teste realizado no dia 2 de agosto e que foi testemunhado por um representante da Federação Aeronáutica internacional, anunciou a universidade. Um vídeo da façanha foi exibido nos noticiários locais.
Outros grupos já haviam feito a mesma alegação, de ter criado uma máquina que permite a um homem voar com a força do corpo e batendo como um pássaro, mas o grupo canadense afirma ter dados de telemetria que provam que sua máquina realmente usava a energia do corpo do piloto para se manter no ar, e não se limitava a planar.
"As alegações anteriores nunca foram comprovadas. Acreditamos que somos os primeiros, porque sabemos como foi difícil fazer isso", disse o engenheiro estrutural Cameron Robertson.
O aparelho pesa menos de 50 quilos, mas tem envergadura de mais de 30 metros, comparável á de um Boeing 737.
Leonardo Da Vinci fez desenhos, no fim do século XV, de uma máquina semelhante a um morcego que voaria com a força dos braços e pernas do piloto. Não se acredita que o aparelho tenha sido construído, e especialistas dizem que o modelo não teria voado.
Os canadenses tiveram de projetar um par de asas com sustentação suficiente para superar o peso do aparelho.
Os computadores necessários para calcular o projeto e os materiais usados para fazer uma máquina leve o suficiente não existiam nos séculos anteriores, disse o piloto Todd Reichert.
O Snowbird não é o primeiro veículo a voar com força muscular humana. O Gossamer Condor (Condor de Seda), de 1977, usava uma hélice movida a pedais.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário