sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Descoberta uma espécie de morcego pescador


Um grupo de biólogos da UPV/EHU (Universidade Pública Basca) descobriu uma espécie de morcego pescador.

É uma espécie mediterrânica chamada Myotis capaccini que joga por terra a noção generalizada de que na Europa todos os morcegos
são insetívoros.

"Ao fazer a análise da dieta deste morcego, encontramos vértebras e escamas de peixes em suas fezes", explica o grupo liderado pelo biólogo Joxerra Aihartza.

A equipe também controlou os morcegos por alguns dias, colocando peixes ao alcance, e observaram que eram "capturados vivos".

Eles disseram que a base de sua dieta são insetos da superfície da água, "mas há uma razão ecológica que explica o comportamento piscívoro: quando os charcos secam e os peixes se concentram na superfície, este recurso está ao alcance, e o exploram. "

O grupo também foi capaz de identificar fatores de risco que ameaçam a sua existência. Por exemplo, sabem que entre as 27 espécies de morcegos identificadas no País Basco, no mínimo duas estão em perigo.

Também observaram que no caso de espécies que habitam cavernas, um dos principais fatores de risco é a perda de abrigo.

"Os morcegos necessitam de lugares com um microclima muito especial. Alguns escolhem uma caverna para dormir devido às suas características, mas usam outra para hibernar.

Alguns morcegos são muito exigentes com essas condições, criando grandes colônias nestas cavernas. Esses lugares devem ser protegidos, porque eles são insubstituíveis ", diz Aihartza.

O habitat é um fator-chave, ressalta o biólogo, já que os morcegos precisam de uma grande variedade e quantidade de insetos.

Neste sentido, observa que a gestão dos pinheiros e o uso de pesticidas, como Dimilin causam um grande prejuízo que não afeta somente a conservação dos morcegos.

"Os morcegos são muito bons indicadores da saúde dos habitats. Um habitat próspero oferece refúgio para uma próspera comunidade de morcegos. A proteção dos morcegos é garantia de proteção do habitat", explica ele.

O grupo de pesquisa também está estudando com outros grupos a virologia dos morcegos. "De acordo com dados que apareceram nos últimos anos, têm aparecido nos morcegos algumas doenças que afetam sobretudo os seres humanos. Por exemplo, os morcegos são portadores do vírus Ebola Africano", alertaram.


Tradução: Carlos de Castro


Fonte: El Mundo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...