terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tumba de Tutancâmon deverá ser fechada definitivamente para o público

Hawass e a múmia de Tutancâmon, que desde 2007 está exposta em urna climatizada na própria tumba do jovem faraó no Vale dos Reis, Egito. Foto: Reuters


Uma das maiores atrações turísticas do Egito será fechada para visitação para sempre. O chefe do Conselho de Antiguidades do país, Zahi Hawass, disse à agência de notícias espanhola EFE que em breve vai passar o cadeado na tumba de Tutancâmon, a mais visitada do Vale dos Reis, na antiga necrópole faraônica de Tebas (hoje Luxor), para evitar que ele seja destruída pelo turismo excessivo.

A decisão tem como pano de fundo projeto de Hawass de construir réplicas das principais atrações do Egito e desviar para elas os visitantes enquanto as originais seriam fechadas para garantir sua preservação para a posteridade.

Outras tumbas que deverão ser fechadas definitivamente são as de Seti I, a maior do Vale dos Reis, e a da rainha Nefertite, esposa do faraó Ramsés II, no vizinho Vale das Rainhas. Ambas, com delicadas pinturas em suas paredes, já não podem receber turistas há algum tempo.

Desde sua descoberta pelo inglês Howard Carter em 1922, a tumba do jovem faraó Tutancâmon tem atraído a curiosidade de milhões de pessoas.

O pequeno sepulcro não foi desenhado para receber os tesouros dignos do enterro de um faraó e só foi usado devido à morte prematura do governante egípcio.

Da mesma forma, a tumba também não estava preparada para receber as hordas de turistas que se seguiram nestes tempos modernos, tendo sofrido vários danos, especialmente nas pinturas da câmara funerária.

Em 2007, a decisão de exibir a múmia do faraó em sua própria tumba em uma urna climatizada só fez aumentar o interesse - e a morbidez - do público em visitar o lugar, agravando ainda mais o problema.

Hawass, no entanto, não informou quando a tumba será fechada de fato, nem o que será feito da múmia de Tutancâmon. Atualmente, as múmias dos outros faraós do chamado Império Novo do Egito estão em exibição no Museu do Cairo.


Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...