Por muito tempo os Triceratops e os Torosaurus vem sendo considerados os reis dos dinossauros com chifres, mas uma descoberta a partir da árvore genealógica da família desses gigantes mostra uma espécie que reinou muito antes: o Titanoceratops, com um peso de cerca de 15 mil libras e um crânio de oito metros de comprimento.
O Titanoceratops viveu no sudoeste americano durante o período Cretáceo, há cerca de 74 milhões de anos e é o mais antigo triceratops conhecido, o que sugere que o grupo evoluiu em tamanho cerca de cinco milhões de anos mais cedo do que se pensava, de acordo com o paleontólogo Nicholas Longrich, da Universidade de Yale.
Longrich estava pesquisando trabalhos científicos quando se deparou com a descrição de um esqueleto parcial de um dinossauro descoberto no Novo México em 1941.
Este esqueleto permaneceu intocado até 1995, quando a parte que faltava de seu folho (o recurso de assinatura dos dinossauros com chifres) foi reconstruída para exibição no Museu de História Natural de Oklahoma e ele foi identificado incorretamente como Pentaceratops.
- Quando eu olhei para o esqueleto mais de perto, percebi que ele era muito diferente de outros Pentaceratops para ser considerado um membro da espécie - disse, acrescentando que o tamanho da amostra indicou que ele provavelmente pesava o dobro dos adultos Pentaceratops.
A nova espécie é muito semelhante ao Triceratops, mas com um folho mais fino, nariz mais longo e chifres ligeiramente maiores.
Fonte: O Globo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário