segunda-feira, 18 de abril de 2011

Onça atropelada de volta à natureza depois de um ano de reabilitação


O macho Anhanguera passou por tratamentos na ONG Mata Ciliar, foi monitorado e já está livre.


A onça-parda sussuarana macho ficou mais de um ano sob os cuidados da Mata Ciliar, uma ONG que trabalha na reabilitação de animais silvestres.

O animal foi resgatado na rodovia Anhanguera em setembro de 2009, depois de ser atropelada. Ferida, assustada e acuada o animal causou medo às equipes que fizeram o resgate.

Por causa da onça, a rodovia ficou interditada por quase 5 horas. O congestionamento chegou a sete quilômetros.

Agora ela ganhou liberdade, foi solta à natureza e o monitoramento do animal é diário. Com um equipamento via rádio, um zootecnista da ONG faz o rastreamento.

O felino está se readaptando a Serra do Japi e os pesquisadores querem impedir que o animal saia novamente da mata.

O funcionário Luiz Antônio Pacheco que administra o sistema viário Anhanguera-Bandeirantes, lembra que chegou ao local pouco tempo depois do atropelamento, lembra que que quando avisava os motoristas que tinha uma onça na pista poucos acreditavam.

Em dezembro do ano passado, Anhanguera ganhou uma coleira, com um rádio transmissor: foi o primeiro passo para voltar pra casa.

Depois disso ela foi levada para uma mata fechada, onde permaneceu por um mês dentro de um cercado, de aproximadamente 100m². O período serviu para o animal se adaptar ao ambiente selvagem.

Cristina Harumi Adania, coordenadora de fauna da ONG Mata Ciliar, conta que todos ficaram surpresos com o resultado. "Com este monitoramento, descobrimou que a onça nunca deixou de ser selvagem", explicou Cristina.


Fonte: TemMais

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...