Instrumentos de pedra que podem ter sido fabricados há dois mil anos pelos habitantes pré-históricos foram resgatados na área em que será construída uma estação elevatória de esgotos, em Sarapuí (SP).
O material foi encontrado durante o estudo ambiental para a obra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
De acordo com o arqueólogo Wagner Gomes Bornal, que dirigiu a parte arqueológica do estudo, as pontas de flechas e materiais cortantes esculpidos na sílica, uma rocha dura, estavam cerca de um metro abaixo de outro sítio contendo restos de cerâmica indígena.
Alguns apetrechos tinham o corte serrilhado, indicando a habilidade de seus artesãos, bem como alguns de seus hábitos, como o da caça.
Ele diz acreditar que o local abrigou várias tribos em diferentes épocas. No segundo sítio, havia também vestígios de fogueira.
As peças recolhidas foram enviadas para análise. Restos de carvão foram enviados a laboratórios no exterior para o teste do carbono capaz de revelar a idade do sítio. O laudo sai em 60 dias.
De acordo com Bornal, as ferramentas foram possivelmente usadas pelos povos nômades e caçadores que viveram na região num passado que pode chegar a três mil anos.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário