segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EUA projetam usinas nucleares para Lua e Marte

Ilustração conceito de uma usina nuclear na Lua: capacidade para 40 quilowatts

Usinas teriam tamanho de malas de mão e forneceriam energia a eventuais assentamentos humanos no satélite e no planeta.

As primeiras usinas de energia nuclear para os futuros assentamentos na Lua e em Marte já estão a caminho, anunciou no domingo o responsável pelo projeto no encontro anual da Sociedade Americana de Química, realizado em Denver.

James Werner, diretor do Laboratório Nacional de Idaho, do Departamento de Energia (DOE, na sigla em inglês), e sua equipe devem finalizar uma demonstração desta tecnologia no início de 2012.

A construção destas usinas serviria para produzir a eletricidade necessária para as bases permanentes - habitadas ou não - na Lua, em Marte e em outros planetas aos quais as naves espaciais conseguissem chegar no futuro.

Trata-se de um projeto conjunto entre o DOE e a Nasa (agência espacial americana), que estabeleceu como metas chegar a um asteroide em 2025 e a Marte em 2030.

Segundo explicou Werner, as novas tecnologias de fissão para a aplicação de energia a esse tipo de superfícies são muito diferentes das aplicadas a estações de energia nuclear na Terra, que necessitam de grandes espaços por suas dimensões e suas grandes estruturas, como as torres de refrigeração.




Fonte:
IGLink

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...