quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cinco espécies desconhecidas de crustáceos encontradas no Índico e Pacífico

"Lauriea teresae", uma das espécies agora descobertas
 
 
Além das novas espécies foi revelado um novo gênero: Triodonthea.
 
 
 
Durante expedições recentes a Madagáscar, Nova Caledônia, Vanuatu, Filipinas e Polinésia Francesa, investigadores do Centro de Estudos Avançados de Blanes e da Universidade de Barcelona (UB) estudaram diferentes espécimes de crustáceos, cinco das quais eram até agora desconhecidas.


Os dados morfológicos e moleculares revelaram, além de novas espécies, um gênero novo, o Triodonthea. 
 
 
As espécies descritas no trabalho pertencem ao gênero Lauriea, da família Galatheidae, que se diferencia facilmente de outras do mesmo grupo devido aos pelos muito compridos que saem da carapaça e das patas duplas.


A Triodonthea é um gênero que geneticamente está muito distante das espécies do gênero Lauriea, apesar de morfologicamente serem muito parecidos. 
 
 
“As diferenças morfológicas são pequenas aos nossos olhos, mas são o reflexo de desigualdades muito grandes a nível de espécie”, diz Enrique Macpherson, investigador do Centro de Estudos Avançados de Blanes e co-autor do estudo juntamente com Aymee Robainas-Barcia, da UB.


A descrição de qualquer gênero novo baseia-se no fato de uma determinada espécie possuir características que não têm as espécies próximas. 
 
 
A separação e ordenação das espécies em gêneros ou famílias agrupa as espécies segundo características comuns – taxonomia de Linneo, classificação biológica moderna.


“Estas espécies encontradas estão distribuídas pelos oceanos Índico e Pacífico – exceto o Pacífico americano – geralmente a muito pouca profundidade e muitas vezes em zonas de recifes de corais. Algumas são endêmicas – só vivem num arquipélago ou numa zona concreta, mas outras distribuem-se de Madagáscar à Polinésia Francesa”, explica Macpherson. 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...