quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

RNA que 'vira' DNA pode explicar origem da vida na Terra

Ilustração mostra processo de transformação de moléculas simples, semelhantes às do RNA, em uma cadeia complexa, como as do DNA


Moléculas de estruturas simples, como as do RNA, podem se agrupar e formar uma cadeia complexa de genes, semelhante à do DNA, dando pistas sobre a origem da vida, afirma estudo no Journal of the American Chemical Society.


Os cientistas tentam desvendar como a vida pode ter surgido na Terra há bilhões de anos, quando o planeta era ainda um ambiente oceânico. 


Uma das teorias mais conhecidas indica que o RNA, o ácido nucleico responsável pela síntese das proteínas nas células, pode ter sido um catalisador dessa "sopa" de materiais orgânicos e criado uma forma rudimentar de informação genética.


Porém, os pesquisadores não conseguiam explicar como esse processo ocorreu no passado, já que os nucleotídeos do RNA – conhecidos pelas siglas A, C, G e U – não se agrupam espontaneamente na água.  Nicholas Hud, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, afirma que um proto-RNA pode solucionar esse mistério.


Junto com um químicos do Instituto de Pesquisas em Biomedicina de Barcelona, na Espanha, Hud viu que as moléculas de dois componentes químicos, o ácido cianúrico (CA) e a triaminopirimidina (TAP), formavam em anéis que, em seguida, podiam ser "empilhados" em uma cadeia quando estavam em um solvente orgânico.


Para conseguir o mesmo efeito na água, meio em que a dupla não conseguia se ligar, os pesquisadores tiveram de "tapear" as moléculas: eles aumentaram uma das pernas da TAP, criando um novo componente, o Tapas, que foi capaz de se agrupar ao CA para criar os anéis empilháveis.


Hud afirma que o experimento não prova que os dois elementos fazem parte desse protótipo do RNA, mas oferece uma explicação plausível para a formação da vida quando a Terra era um grande oceano.




Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...