Ela é conhecida como Luzon, uma ilha com bastante névoa e pouco conhecida.
Um novo estudo feito na região conseguiu catalogar mais de 100 espécies de répteis e anfíbios. Os pesquisadores ainda estão em processo para catalogar mais 50 animais.
A catalogação foi publicada na revista ZooKeys e é o primeiro trabalho científico realizado nessa ilha, cercada pelas montanhas de Sierra Madre, no nordeste das Filipinas.
Após vários anos de intensos trabalhos e uma busca complicada por espécimes desconhecidos, biólogos encontraram 29 anfíbios, 30 lagartos, 35 cobras, 5 tartarugas e 2 crocodilos.
Platymantis cagayanensis
Um dos destaques é o sapo chamado Platymantis cagayanensis, muito exótico dotado de uma íris amarela. Ele é chamado pelos nativos como “tuk-tuk-tuk”.
Vive em pequenas vegetações e em locais com bastante chuva. Além disso, uma cobra (Hologerrhum philippinum) com cor amarelada e uma bizarra tartaruga (Pelochelys cantorii) foram encontradas.
Os pesquisadores ainda não conseguiram classificar taxonomicamente 38% dos animais encontrados, o que sugere que algumas espécies podem ser completamente novas para a ciência.
Os biólogos mostraram-se preocupados com a preservação do local. Devido à ocupação irregular, algumas áreas da ilha estão sendo desmatadas para a formação de campos para a agricultura.
Fonte: Jornal Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário