sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Meteoritos podem ter relação com asteroide



Força gravitacional da Terra pode ter atraído um pedaço do asteroide, gerando a chuva de meteoritos na Rússia.


A chuva de meteoritos que atingiu a Rússia e deixou mais de 400 feridos nesta manhã pode estar relacionada ao asteroide 2012 DA 14, que deve passar a 27 mil km da Terra, às 17h25 desta sexta-feira, em um trajeto próximo ao planeta.


O professor Fernando Roig, do Observatório Nacional, disse em entrevista à Radio BandNews FM, que ainda não se pode "cravar" que os eventos estejam relacionados, mas que é possível, já que a ação gravitacional da Terra pode ter atraído pequenos pedaços do asteroide. 


“Quando um o corpo passa muito perto da Terra, a atração gravitacional do planeta gera forças no corpo, o que pode fazer com que um pedacinho dele se desprenda e gere uma trajetória um pouco diferente”, explicou.


A transmissão da passagem do asteroide poderá ser acompanhada pela internet através dos endereços http://www.nasa.gov/ntv e do http://www.ustream.tv/nasajpl2.


Rússia


Vários meteoritos caíram na manhã desta sexta-feira na região russa dos Urais, acompanhados por clarões incandescentes e violentas explosões, derrubando paredes e janelas, provocando pânico e ferindo ao menos 400 pessoas, três delas com gravidade.


A possibilidade mais concreta, para Roig, é de que o meteoro não tenha se chocado diretamente contra o chão na Rússia, mas que tenha apenas passado perto: “quando um objeto entra na atmosfera e passa muito baixo pode provocar uma onda de choques”.


Falta de previsão


Como o meteoro era muito pequeno, com cerca de 1 a 2 metros, não foi possível a previsão pelos observatórios, explicou o professor. “Temos uma capacidade de observação limitada, não conseguimos observar objetos muito pequenos; o telescópio não enxerga”.




Fonte: Band

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...