Um suposto meteoro foi avistado por várias pessoas em cidades do
interior do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo nesta
quarta-feira.
De acordo com o professor e físico Marcelo de Oliveira, do
Clube da Astronomia de Campos, seriam grandes as chances de que
fragmentos desse objeto tenham caído na cidade de Campos.
“Nós temos registros de 11h e 11h40, mas como o sol estava muito forte as imagens não são boas. Ainda estou checando para saber o que temos, mas o certo é que é, sim, um rastro que pode ser de um meteoro no céu da nossa cidade. Ele ficou visível por alguns segundos”, disse o professor ao portal G1.
Por conta do fenômeno, o Clube de Astronomia divulgou as imagens da passagem de um outro meteoro, detectado no último dia 15 de fevereiro. As imagens do meteoro desta quarta-feira ainda estão sendo analisadas.
Contudo, de acordo com o pesquisador José Williams dos Santos Vilas Boas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), esse meteoro poderia fazer parte de uma das já previstas “chuvas de meteoros”, vistas em alguns lugares do planeta quando a Terra está atravessando duas regiões do espaço que podem gerar mais meteoros do que o normal.
Essas regiões são a alfa-Centauride e gama-Normides. A primeira é ocorre de 28 janeiro a 21 de fevereiro, produzindo meteoros brilhantes, e é vista, preferencialmente, no Hemisfério Sul. A segunda região fica ativa de 25 fevereiro a 22 de março, quando são vistos meteoros com menos brilho.
Fonte: The History Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário