Ao que tudo indica, segundo pesquisas recentes, esses adoráveis animaizinhos mudaram o curso da evolução humana, mais do que poderíamos ter imaginado.
A partir de um estudo baseado no que possivelmente os Neandertais comiam, e o que poderia ter provocado sua morte e extinção, a atenção e foco voltou-se toda para os coelhos.
A partir de um estudo baseado no que possivelmente os Neandertais comiam, e o que poderia ter provocado sua morte e extinção, a atenção e foco voltou-se toda para os coelhos.
Em 2008, foram apresentadas pesquisas nas quais comprovavam certa sofisticação dos Neandertais em relação à caça. Eles caçavam golfinhos e focas, o que evidentemente mostrava a habilidade deles na pesca.
Entretanto, especialistas afirmaram no ano seguinte que esses seres primitivos não tinham capacidade mental suficiente para elaborar tamanho trabalho. Logo em seguida, descobriu-se que havia escamas de peixe e penas em suas ferramentas.
A questão que foi colocada em xeque, no qual comprova a culpabilidade dos coelhinhos, é que segundo John Fa da Durrell Wildlife Conservation Trust, os Neandertais não foram capazes de adaptar suas ferramentas de caça para capturar animais de pequeno porte, como os coelhos.
De acordo com o resultado das escavações feitas na Espanha e no sul da França, há 30.000 anos, eram abundantes os restos de animais grandes nas cavernas. Os restos de coelhos tornaram-se mais comuns quando foi notado o desaparecimento dos Neandertais.
“Não está claro porque os Neandertais teriam tido mais problemas mudando de presa”, diz Fa. “Eles podem ter sido menos capazes de cooperar”.
O fato é que, segundo Fa, os seres humanos conseguiram aprender a caçar coelhos e sobreviveram. Já os Neandertais não possuíam tal habilidade e foram extintos.
Claro que toda teoria tem uma contestação. Bruce Hardy do Kenyon College, em Gambier, Ohio, diz que Fa leva essa interpretação muito longe: “Os seres humanos podem ter comido mais coelhos do que os Neandertais, mas também não teria comido carne apenas”, diz ele.
Um novo estudo poderá ser realizado para resolver este impasse de teorias. O próximo projeto de Fa é pesquisar os isótopos nos ossos dos hominídeos daquela região e a época para comprovar o que eles realmente comiam.
Até lá, os coelhos são culpados, até que se prove o contrário!
Fonte: Jornal Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário