segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dezenas de pássaros aparecem mortos em Motril, na Espanha

 Foto: Reprodução/ Ideal


Foto: Reprodução/ Ideal



Os motoristas que circulavam ontem nas primeiras horas da tarde pela estrada de “Playa Granada”, em Motril, na Espanha, ficaram chocados ao verem uma chuva de pássaro negros sobre a estrada. Um estranho episódio que fez lembrar o lendário filme de Hitchcock. 


Porém estes pássaros motrilenhos – andorinhões particularmente comuns – não atacavam. Simplesmente caíam mortos ou agonizantes no solo. 


O evento mobilizou de forma rápida a Polícia local, técnicos municipais do Meio Ambiente, uma patrulha do Serviço Fiscal da Guarda Civil de Motril que se encontrava pela área ocupada por esses pássaros, assim como os agentes da Guarda Civil e da Junta do Meio Ambiente de Andalucía que abriram uma investigação para averiguar a causa que provocou a morte desses pássaros.


Foram encontrados Andorinhões de manchas pretas ao redor do campo que corre entre a junção rotunda com a N-340 e Playa Granada.


Também foram encontrados alguns outros destes animais mortos na zona da estrada até Granada, até à altura da intersecção do Lobres. Só na estrada de “Playa Granada” foram retirados mais de cem pássaros do tipo Andorinhões.


A primeira coisa que os técnicos presentes fizeram foi limpar a estrada, visto que os andorinhões poderiam ser um perigo para os condutores que os estavam atropelando. 


Além disso, queriam também evitar que outros animais comessem  esses pássaros e que isso fizesse com que fosse gerada uma cadeia de mortes, avaliando pela possibilidade de que as aves tivessem sofrido algum tipo de envenenamento. 


Havia uma possibilidade de que algum tipo de pesticida agrícola pudesse ter afetado as aves, suspeitaram os especialistas que tomaram conta das investigações. 


Outra possibilidade também que estudam os especialistas envolvidos nesse caso é a de que os insetos comidos por esses pássaros possam ter ingerido água contaminada e, ainda uma terceira hipótese é a de que tudo isso pode ter sido reflexo de algum fenômeno natural ainda desconhecido.



Hipóteses



Os Andorinhões poderiam também ter se desorientado devido ao vento ou pelo cansaço da migração e logo terem sofrido problemas na hora de levantar voo, visto que este tipo de ave não consegue levantar voo do chão – como um helicóptero – e sim com a ajuda de outras plataformas. 


Isso explicaria o fato de não terem sido encontradas mortas outras aves. Os investigadores também estavam estudando se podem ter sido produzidos fenômenos semelhantes em outras regiões. 


“Este é um episódio muito raro”, afirmou a Guarda Civil. De fato, um dos maiores especialistas em aves da Costa, o inspetor do Meio Ambiente da Prefeitura de Motril e também chefe da Lagoa Suárez, José Larios, apontou que nunca antes havia observador um fenômeno assim. 


Larios explica que os andorinhões comuns são aves insetívoras que não estão em perigo de extinção. É um pássaro muito comum na Costa Granadina que se alimenta de plâncton aéreo. “ São eles os responsáveis por eliminar mosquitos. Se não existissem, no verão ninguém poderia sair de casa”, relata graficamente Larios.


O chefe da Lagoa Suárez resgatou as aves com vida e as tratou de forma a salvar suas vidas (andorinhões foram hidratados e aquecidos). 


Os técnicos da  Junta de Andalúcia levaram os animais mortos para que fosse realizada uma análise, além disso, coletaram alguns animais que estavam vivos no local e amostras de água armazenadas também no local onde os pássaros se encontravam. 



A partir de todas essas coletas e análises feitas é que poderão ser comprovadas as respostas para o estranho fenômeno das aves de Motril.




Fonte: Anda

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...