A Lua vai bloquear o Sol em um espetacular eclipse nesta semana - o evento celestial vai transformar o Sol em um "anel de fogo" cósmico durante o dia.
O eclipse do Sol, também chamado de eclipse anelar ou circular, vai acontecer nesta quinta e sexta-feira, dependendo do local no planeta.
Se o tempo permitir, o eclipse será visível em algumas partes da Austrália e no sul do Oceano Pacífico, onde será sexta-feira no horário local.
Enquanto aproximadamente 95% do Sol está coberto pela Lua no auge do eclipse, o céu não estará completamente escuro em nenhum momento para a observação a olho nu.
Por esta razão, é necessário proteger os olhos com lentes ou filtros de câmeras e telescópios ou qualquer outro método de proteção, mesmo durante o momento máximo do eclipse, quando o Sol será ofuscado pela silhueta da lua.
No restante do mundo, será possível captar um pouco do eclipse graças ao acompanhamento online do fenômeno pela Câmera do Espaço Slooh. A transmissão está prevista para esta quinta-feira, a partir de 17h30 (horário de Brasília).
Outros eclipses em 2013
No dia 24 de maio um eclipse parcial da Lua poderá ser visto na Ásia Central, no Oeste da Austrália e no Lesta da Europa e África.
Além disso, no dia 3 de novembro, está previsto um raro eclipse solar híbrido - um eclipse anelar que irá transitar para um eclipse total. O fenômeno será visível no norte do Oceano Atlântico e na zona equatorial da África.
Fonte: The History Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário