sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vaca pode ser geneticamente modificada para não ter chifres



Além de saudáveis, as vacas agora não podem proporcionar perigo para os fazendeiros. Sua arma, os chifres, devem ser retirados naturalmente pela modificação do código genético dos animais. Esta é a conclusão de uma pesquisa anglo-americana ainda em desenvolvimento.


Técnicas de edição de genes conseguiriam inserir uma porção de DNA no genoma das Holsteins, a raça leiteira mais importante do Reino Unido, suprimindo o crescimento dos chifres. 


Este código genético extra foi retirado de outras espécies de gado bovino. Daí viria uma vaca leiteira idêntica em todos os aspectos ao gado existente, mas sem os chifres.


Se bem sucedida, a pesquisa eliminaria a necessidade, hoje aplicada por muitos fazendeiros, de queimar os chifres das vacas, um procedimento difícil e muito doloroso para os animais.


Mansel Raymond, pesquisadora de vacas leiteiras da União Nacional de Fazendeiros do Reino Unido, e que mantém 600 Holsteins em sua fazenda em Pembrokeshire, no interior do país, elogiou o experimento:

- A pior parte do que fazemos hoje é ver a dor sentida pelo bezerro quando acaba o efeito da anestesia. Seria extremamente positivo criar vacas sem chifres. Assim nós economizamos tempo e elas não sentiriam dor.


O gado continua entre os mais perigosos animais de criação. Entre 2010 e 2011, cinco fazendeiros foram mortos e 91 feridos.


Um relatório sobre a genética de animais foi publicado recentemente pela Defra, o Ministério de Alimentos e Agricultura do Reino Unido.


Geoff Simm, diretor do Comitê de Recursos Genéticos Animais de Fazenda do Reino Unido, afirmou que a proposta é baseada em uma pesquisa sobre edição de genes do Instituto Roslin, próxima a Edimburgo, na Escócia. Para ele, o experimento seria “um grande avanço no bem-estar dos animais”.


A equipe responsável pela pesquisa está desenvolvendo o projeto com Scott Fahrenkrug, professor de genética da Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, que usa técnicas semelhantes para criar gado Holstein sem chifre. 


Ele pegou uma pequena tira de DNA do genoma do gado Red Angus, conhecido por suprimir o crescimento do chifre, e a inseriu em células retiradas de um touro Holstein chamado Randy.


- Já fizemos milhões de células modificadas - revelou Fahrekrug. - A próxima etapa será usar a tecnologia de clonagem para transformar estas células em 40 embriões e implantá-los no rebanho de uma mãe de aluguel daqui a algumas semanas.


Cada animal que nascerá desta experiência será um clone de Randy, mas sem os chifres. Isso criaria uma oportunidade para os chifres desaparecerem de toda a raça em uma única geração, e seria a mudança mais rápida na aparência de um gado já atingida pela ciência.




Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...