quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tubarão branco gigante atrai curiosos a museu no litoral de SP




 
 
Animal tem 5 metros de comprimento e é o segundo maior do mundo. Homens encontraram tartarugas, peixes e até uma bota dentro do animal.
 
 
Conhecida por atrair turistas em busca de boa gastronomia e cultura caiçara, a cidade de Cananéia, no litoral de São Paulo, surpreende os visitantes com uma atração de peso. 


Com mais de 5 metros de comprimento e 3,5 toneladas, o segundo maior tubarão branco capturado no mundo está em exposição no Museu Municipal da cidade.


Ele foi pescado em 1992 por pescadores locais a 27 km da costa de Cananéia e, segundo o monitor ambiental João Maria da Silva, o caso deixou a cidade famosa nacionalmente.


“Lembro que foi notícia nos principais jornais do Brasil inteiro. Vieram pessoas de outras cidades só para ver o tubarão. Na época virou uma atração”, conta.
 
 
No museu, o animal está taxidermizado e há várias informações sobre a época que o tubarão foi capturado. As fotos expostas mostram o animal sendo desmembrado pelos pescadores. 
 
 
Após esse processo, o tubarão passou pela taxidermia e foi exposto no museu da cidade. Os registros apontam que havia outros animais dentro do tubarão, como restos de tartarugas, um boto e até a cabeça de outros dois tubarões, um da espécie Azul e outro Baia. Além disso, um sapato foi encontrado no estômago do animal.


O tamanho impressiona os visitantes. O animal, que é uma fêmea, tem 5,50 metros e pesa 3,5 toneladas. A família Mendonça, de Minas Gerais, foi ao museu a pedido das crianças, que queriam ver o tubarão.


O mais curioso é que os adultos pareciam os mais impressionados. “Até assusta vê-lo assim tão de perto. As feições são tão reais que parece que seremos mordidos a qualquer momento”, brinca a bancária Luzia Mendonça.


O marido da bancária concorda com a esposa. “Como eu gosto de pesca, só fico imaginando o trabalho que deu para puxar esse bicho do mar. Acho que foram necessários vários homens”, diz o comerciante André Luis Mendonça.





Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...