sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cientistas estudam caixão 'misterioso' enterrado junto ao rei Ricardo III






 
O caixão de pedra foi encontrado próximo ao esqueleto do rei inglês. Os pesquisadores tentam descobrir quem foi enterrado no local.
 
 
Cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra, que descobriram a ossada do rei Ricardo III, tentam agora decifrar a origem de um misterioso caixão encontrado nas proximidades do corpo do monarca. 
 
 
O caixão de pedra em bom estado de conservação foi desenterrado na mesma época da exumação do corpo do rei, em setembro de 2012, mas a análise da estrutura só está sendo feita agora porque o estudo do monarca era prioridade.
 
 
Os pesquisadores acreditam que o caixão de mais de 600 anos deve abrigar o corpo de um cavaleiro medieval chamado Sir Willian Moton, que se acredita ter sido enterrado no local em 1362. 


Outra hipótese é que pertença a um franciscano do alto escalão da ordem religiosa na Inglaterra - Peter Swynsfeld, que morreu em 1272, ou William de Nottingham, que morreu em 1330.



O grupo que analisa o local já levantou a tampa de chumbo que fechava o caixão, mas ainda não encontrou nenhuma identificação. 


A descoberta do esqueleto do rei Ricardo III foi uma das maiores conquistas arqueológicas dos últimos anos. 


O monarca, que governou a Inglaterra entre 1483 e 1485, foi imortalizado nas obras de Shakespeare. Logo após a morte de seu irmão, Ricardo foi nomeado como tutor de seu sobrinho, Eduardo V. Mas, em vez disso, assumiu o poder. 


Ele ficou apenas dois anos no trono, e foi morto aos 32 anos, após ser desafiado pelas forças de Henrique Tudor, o futuro rei Henrique VII.



Segundo especialistas, Ricardo III teria sido enterrado às pressas em uma igreja no centro de Leicester que foi demolida no século 16. 

A localização da cova teria sido esquecida nos séculos seguintes até que um grupo de historiadores e cientistas conseguiu rastreá-la.
 
 
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...