quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Homem azul morre após infarto nos Estados Unidos




Paul Karason, de 62 anos, que ficou famoso no mundo todo por causa de sua pele de cor azul, morreu, nesta segunda-feira, em Washington (EUA).


O norte-americano sofreu um ataque cardíaco, na semana passada, mas também lutava contra uma pneumonia e as consequências de um acidente vascular cerebral.

Segundo informações da rede de TV Today, as esposa de Paul, Jo Anna Karason, afirmou que o resultado do exame de óbito ainda não foi divulgado, mas acrescentou que ele sofria de problemas cardíacos.

O norte-americano começou a ficar azul cerca de 15 anos depois que começou a usar um medicamento especial à base de prata para o tratamento de uma dermatite grave, que atingiu seu rosto.


Por conta do consumo prolongado do elemento químico, Paul desenvolveu argíria, uma doença rara que faz o indivíduo ficar com a pele azulada ou acinzentada devido ao acumulo de sais de prata no organismo.


O caso de Paul Karason veio a público em 2008, quando ele aceitou sair de sua vida reclusa e participar de um programa de televisão norte-americano para falar sobre a argíria.


Por causa da doença, ele chegou a ser apelidado de “Papai Smurf”, uma referência ao personagem da série de televisão infantil “Os Smurfs”, que tinha pele azul e barba branca.

“Isso era um apelido que ele não gostou, dependendo de quem dissesse”, explicou a esposa ao Today. “Se fosse uma criança que corresse para ele dizendo ‘Papai Smurf ’, ele iria sorrir. Mas se fosse um adulto, bem...”.

Embora Karason sofresse de argíria, ele sempre teve um longo histórico de problemas de saúde, principalmente, relacionadas ao coração. Ele era um fumante inveterado.


“Ele não gostava de sair em público. Quando ele precisava fazê-lo, era apenas para ir ao banco ou comprar tabaco”, explicou Jo Anna Karason.



Fonte: Extra Online

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...