quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pesquisadores acham cavalos marinhos na Baía de Guanabara




Descoberta surpreendeu biólogos por espécie só viver em águas limpas. 'É um grande bioindicador de qualidade ambiental', diz pesquisador.

Uma descoberta surpreendeu pesquisadores no Rio: a presença na Baía de Guanabara de cavalos marinhos, espécie só vive em águas limpas. Bonitos, exóticos e cada vez mais raros na natureza, os animais não resistem à poluição das águas e, por isso, é cada vez mais difícil encontrá-los no litoral brasileiro. As informações são do Bom Dia Rio.


Os maiores inimigos do cavalo marinho são o esgoto, o lixo, a pesca predatória e o uso dele em seitas religiosas. Antigamente era fácil encontrar cavalo marinho na baía. Por causa da poluição, eles desapareceram.


“Eu fiquei muito feliz, inclusive, depois de tanto tempo sem vê-los, surgiu até a ideia de fazer o doutorado pautado na preservação desse peixe”, comemorou o professor César Bernardo Ferreira.


O Bom Dia Rio acompanhou de lancha o professor em direção a um dos pontos onde é possível ver cavalos marinhos de perto. Por orientação dele, o local exato não foi revelado para evitar a pesca predatória.


“Esse aqui é um macho, está gravido”, mostrou Ferreira, com um cavalo marinho na mão. “É o macho que engravida. Ele tem uma bolsa incubadora, a fêmea deposita os óvulos dentro da bolsa dele onde ficam os espermatozoides que fecundam os óvulos”, explicou.


Cada cavalo marinho é medido com a ajuda de uma régua. O professor faz anotações ali mesmo, debaixo dágua. Três casais foram encontrados pelo professor no passeio com a equipe de reportagem da Globo. E todos os machos estavam grávidos.


Para o biólogo marinho Marcelo Szpilman, o reaparecimento dessas espécies indica que houve melhoria da qualidade da água em alguns locais da baía de guanabara.


“Eu acho absolutamente surpreendente. O cavalo marinho é um grande bioindicador de qualidade ambiental. Não é preciso ser profissional para saber que a Baía de Guanabara não está lá essas coisas. Me surpreende como qualquer pesquisador encontrar cavalos marinhos ainda na Baía de Guanabara”, disse.




Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...