sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Conheça a história do Halloween



A festa das bruxas teve início com os povos que habitaram a Gália e as ilhas do Reino Unido entre 600 a. C e 800 d.C Mas quem criou as marcas atuais do Halloween com as abóboras e a famosa frase “doçuras ou travessuras”, foram os norte-americanos, que popularizaram a comemoração e a cultura desta festividade, que antigamente não tinha relação com bruxas. 


Era uma festa do calendário celta da Irlanda, o festival do Samhahin, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa o fim do verão).


A invasão das ilhas da Grã- Bretanha pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, já tinha desaparecido na maioria das comunidades.


No ano de 840, o Papa Gregório IV  ordenou que a festa de Todos os Santos (primeiro dia de novembro) fosse celebrada universalmente. 


Como festa, este dia também ganhou a sua versão vespertina ou vigília, que prepara a festividade já no dia  anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. 


Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências a igreja cristianizou a festa, criando o dia de finados (2 de novembro).





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...