quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Escavação clandestina descobre templo da época dos faraós no Egito






Uma escavação clandestina deixou ao descoberto vestígios de um templo da época dos faraós que data de mais de 3.500 anos em uma cidade rural do sul do Cairo, informou na quarta-feira o ministro de Antiguidades do Egito, Mamduh al Damati.


Em comunicado, o ministro explicou que a descoberta foi feita em um imóvel na cidade de Badrashin, a cerca de 30 quilômetros a sudoeste do Cairo, onde foram detidas sete pessoas envolvidas nessa escavação ilegal.


Entre as peças achadas, que datam do período faraônico do Império Novo (1539-1075 a.C.), figuram blocos de pedra com hieróglifos, alguns dos quais pertencem à época do rei Tutmés III (1490-1436 a.C.).


Além disso, foram descobertos sete murais, restos de colunas e de uma estátua de 2,5 metros de altura, esculpidas em basalto rosa.


As autoridades tiraram as peças da escavação após bombear a água subterrânea que inundou o local com uma profundidade de nove metros.


O responsável da Polícia de Turismo e Antiguidades do Ministério do Interior, general Mumtaz Fathi, assinalou que foi confiscado dos detidos um traje de mergulho e cilindros de oxigênio, que pretendiam usar para extrair os objetos do fundo do poço.


No Egito são frequentes as escavações clandestinas para descobrir tesouros dos faraós, especialmente em regiões próximas a áreas arqueológicas ou dentro das mesmas. 




Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...