terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Atmosfera de Europa é mais fina do que se pensava

 Europa tem atmosfera quente e volátil / Divulgação/Nasa


Cientistas não detectaram presença de vapor sendo lançado à atmosfera em dados coletados por sonda Cassini.


Um novo estudo dos dados coletados em 2001 pela sonda Cassini mostra que a atmosfera de Europa, uma das luas de Júpiter, é ainda mais fina do que se pensava. 


Segundo a pesquisa, não há evidência de que, durante a passagem da nave da NASA pela região, existiu atividade geológica que expeliu vapor para a atmosfera.


Europa é considerada um dos destinos para exploração mais promissores dentro do Sistema Solar, porque especula-se que sob sua superfície gelada exista um oceano líquido.



O estudo sugere que o gás volátil e quente que circunda Europa não é originário do local, mas da lua vizinha Io. Os pesquisadores estimam que Europa produz 40 vezes menos oxigênio do que o estipulado anteriormente.



Segundo uma conclusão anterior de cientistas, a atmosfera de Europa seria milhões de vezes menos densa que a da Terra. Agora, acredita-se que ela seja 100 vezes mais sutil do que as primeiras estimativas.



Ainda não se sabe se há atividade geológica que lance vapor na atmosfera. Segundo os pesquisadores, ela poderia ser apenas um fenômeno intermitente. 






Fonte: Band 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...