quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Mosaicos de 2.000 anos de idade são descobertos na Turquia, antes de serem perdidos em inundação








Essa com certeza vai entrar para a lista de descobertas fascinantes feitas no último minuto possível. Recentemente, uma equipe de arqueólogos nos deu a oportunidade de testemunhar arte grega e romana antiquíssimas, que não tinham sido vistas há milhares de anos.


Eles encontraram mosaicos de 2.000 anos na cidade turca de Zeugma. O local chamou a atenção da comunidade científica internacional quando foi ameaçado por inundações devido à construção de uma barragem nas proximidades, no sul da Turquia, em 2000.


Quando uma equipe de arqueólogos liderada pelo professor Kutalmış Görkay, da Universidade de Ancara (Turquia), começou a escavar a região, descobriu mosaicos de vidro impressionantes, bem preservados e ricos em cores.


Segundo os pesquisadores, esses mosaicos serviam como decoração para as casas das pessoas, e são ilustrados com personagens da mitologia grega antiga.


“Eles eram um produto da imaginação do seu dono. Não eram simplesmente ‘escolhidos a partir de um catálogo’”, explica Kutalmış Görkay. 


“Eles pensavam em cenas específicas, a fim de criar uma impressão específica. Por exemplo, se você tivesse um nível intelectual para discutir literatura, então você podia selecionar uma cena como a das três musas”.


Vários mosaicos foram salvos de perda total por inundação, e alguns foram restaurados, como este abaixo:



As imagens evocam principalmente mitologia grega e romana porque estes eram os habitantes da cidade no qual os mosaicos foram encontrados, anos atrás.


 Nesse mosaico, são retratados Oceanus e Tétis, divindades clássicas gregas e romanas do oceano


 Nesse mosaico, é retratado Poseidon, o deus do mar, em seu carro de guerra


 Nesse mosaico, vemos Thalia, a musa da poesia idílica e da comédia





Foram os gregos que fundaram a cidade no século 3 aC, nomeando-a “Seleucia”. Mais tarde, no século 64 aC, o império romano conquistou a região e renomeou a cidade para Zeugma, que significa “ponte” ou “atravessar” em grego antigo. 


Os romanos ocuparam Zeugma até 253 dC, quando o Império Sassânida persa tomou a cidade. Hoje, ela fica na região de Comagena, na província de Gaziantep da Turquia.





Fonte: Hypescience

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...