quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

5 novas espécies de pássaros descobertas em 2014. A 1º já está em extinção

A natureza está em constante etapa de descobrimento para os pesquisadores. Prova disso são as novas espécies de pássaros que foram achadas só ano passado. O triste é que a primeira delas, do nordeste brasileiro, já foi encontrada em sua fase de extinção. 
 

1. O “gritador-do-nordeste” (Cichlocolaptes mazarbarnetti), Brasil 
 
 

O pássaro antigamente era confundido com o “limpa-folhas-do-nordeste”, natural de Alagoas. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O “gritador-do-nordeste” é um membro da família de pássaros sul-americanos Furnariidae.


Ele tem cerca de 22 cm de comprimento, sendo que mais de um terço desse tamanho é só de cauda, e pesa cerca de 48 g.


De acordo com os ornitólogos, é uma das aves mais raras do mundo. Pelo que eles sabem até o momento, ela vive em apenas dois lugares do nosso nordeste: em Murici, no estado de Alagoas, e em Frei Caneca, no estado de Pernambuco.


Os pesquisadores do programa brasileiro de conservação internacional de pássaros, que tem base em Murici, estimam que um máximo de 5 a 10 pares desta espécie pode ter existido em toda a reserva em 2004; no entanto, o número de aves restantes é provavelmente inferior. Em Frei Caneca, estima-se que não mais do que um ou dois pares ainda estejam vivos.



2. Papamoscas veteado de Sulawesi (Muscicapa sodhii), Indonésia
 
 

Esta espécie tem um peso corporal de cerca de 12,5 g. O comprimento da asa achatada é de 6,4 cm e o comprimento da cauda é de 4,5 cm. Ele vive na planície e na floresta de toda a ilha Sulawesi, na Indonésia. 
 
 

3. Macuquinho-preto-baiano (Scytalopus gonzagai), Brasil
 
 
 

Popularmente conhecido como macuquinho-preto-baiano, esse pássaro gracioso tem, em média, 12 cm de comprimento e pesa cerca de mirrados 15 g.


Ele pertence ao gênero Scytalopus de pequenas aves passeriformes da família Rhinocryptidae. É uma criatura difícil de se ver, especialmente porque vive na folhagem escura e densa de locais úmidos.




4. Ave de Wakatobi (Dicaeum kuehni), Indonésia
 
 
 

Conhecido em inglês como “Wakatobi flowerpecker”, essa espécie trata-se de uma ave canora muito pequena, que mede 12 centímetros e pesa apenas 7 g. É natural das ilhas Wakatobi, da Indonésia. 
 
 

5. Elachuridae, uma nova família de aves da Ásia
 
 

 
 
A nova família Elachuridae é representada por apenas uma espécie até o momento, batizada pelos pesquisadores de “Elachura formosa”.


Os pássaros dessa nova espécie são bem pequenos, como você pode ver na imagem. Eles vivem na China, Índia, Nepal, Bangladesh, Butão, Laos, Myanmar e Vietnã. Medem cerca de 10 cm de comprimento e tem uma cauda curta. São marrons acima, brancos por baixo, com asas ruivas. Puro charme. Ainda têm manchas brancas em todo o corpo.
 
 



Fonte: Hypescience

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...