quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Onça aparece na área das Cataratas e interrompe passeio de visitantes




Animal foi visto próximo ao hotel da reserva na manhã do sábado 3. Policiais ambientais conseguiram espantá-la e visitação pôde ser retomada.
A presença de uma onça-parda perto da área das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, interrompeu por duas horas o passeio de quem visitava o atrativo na manhã do sábado 3. 
O animal foi visto na região do Espaço Tarobá, entre o hotel e o Porto Canoas, por volta das 9h, quando o primeiro ônibus começou a circular pelo Parque Nacional do Iguaçu. 
O trecho da rodovia e a trilha só foram liberados por volta das 11h. Houve filas e até as 15h o fluxo de visitação ainda não havia sido normalizado.
Por meio de nota, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, explicou que uma operação de resgate precisou ser montada para garantir a segurança de visitantes e funcionários. “Diante da necessidade de tranquilidade e segurança dos visitantes e usuários foi realizada uma operação especial para afugentar o animal do local.


O monitoramento da Trilha das Cataratas continuará sendo realizado continuamente nos próximos dias para se observar as condições de segurança do local”, informou o comunicado.


Na equipe de cerca de 30 pessoas estavam policiais ambientais, funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. e técnicos do Parque das Aves. A equipe se preparou para anestesiar a onça parda, mas não foi necessário e ela foi induzida a atravessar a estrada de acesso às Cataratas e entrar na mata.



Onças pardas e pintadas são frequentemente vistas em alguns pontos da reserva, inclusive na área de visitação, porém esta é a primeira vez que a circulação precisou ser interrompida. Desde o feriado de Natal, a unidade tem recebido em média 8 mil visitantes por dia.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...