sexta-feira, 17 de julho de 2015

Equipe de professor da USP descobre novo planeta semelhante a Júpiter



Uma equipe de astrônomos liderada por um cientista da USP (Universidade de São Paulo) descobriu um planeta com a mesma massa de Júpiter e que orbita uma estrela com características semelhantes às do Sol. A descoberta foi feita a partir do telescópio de 3,6 metros do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile.


A equipe tem observado estrelas do tipo do Sol numa tentativa de encontrar um sistema planetário semelhante ao nosso. A equipe descobriu agora um planeta com uma massa muito semelhante à de Júpiter, em órbita de uma estrela do tipo do Sol, HIP 11915, e quase exatamente na mesma posição que Júpiter ocupa no nosso Sistema Solar.


A existência de um planeta com a mesma massa e numa órbita semelhante à de Júpiter em torno de uma estrela do tipo do Sol abre a possibilidade de que o sistema planetário em torno desta estrela seja semelhante ao nosso próprio Sistema Solar.


A estrela HIP 11915 tem aproximadamente a mesma idade que o Sol e, além disso, a sua composição semelhante à do Sol sugere que possam existir também planetas rochosos em órbitas mais próximas da estrela.


Embora já se tenham descoberto muitos planetas semelhantes a Júpiter, o planeta recentemente descoberto, tanto em termos de massa como de distância à sua estrela hospedeira, e em termos de semelhança entre esta estrela e o nosso Sol, é o análogo mais preciso encontrado até agora do Sol e de Júpiter.


"Estamos muito entusiasmados por fazer parte desta investigação de vanguarda, tornada possível pelas infraestruturas observacionais disponibilizadas pelo ESO", disse Jorge Melendez, da USP, líder da equipe e coautor do artigo científico que descreve estes resultados.


Megan Bedell, da Universidade de Chicago e autora principal da pesquisa, conclui: "Após duas décadas de busca de exoplanetas, estamos finalmente vendo planetas gigantes gasosos de período longo semelhantes aos do nosso próprio Sistema Solar, graças à estabilidade de longo termo de instrumentos 'caçadores de planetas' como o HARPS. Esta descoberta é, em todos os aspectos, um sinal muito estimulante de que existem outros sistemas solares à espera de serem descobertos", afirmou.


Na próxima fase da pesquisa haverá observações de acompanhamento para confirmar e delimitar a descoberta, mas o HIP 11915 é, até agora, uma das mais promissoras candidatas a abrigar um sistema planetário semelhante ao nosso.
 
 
 
 
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...