sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cientistas descobrem espécie de sapo minúsculo no Brasil


 Foto: Brachycephalus quiririensis (Luiz Fernando Ribeiro/Fundação Grupo Boticário)


Cientistas brasileiros descobriram uma nova espécie de sapo, de cerca de 1 cm de tamanho, na Serra do Quiriri, divisa de Santa Catarina com o Paraná. 


A descoberta foi publicada na quinta-feira no periódico especializado e ocorre dois meses depois da divulgação da descoberta de outras sete espécies de sapinhos semelhantes, identificadas pela mesma equipe.


Acaba de ser descoberto, mas já é considerado ameaçado: como vive apenas nessa região montanhosa (800 m a 1200 m de altitude) e precisa de um clima frio e úmido, é bastante sensível a mudanças climáticas e a alterações provocadas pelo homem. 


Por isso, pode já estar ameaçado de extinção, explica o pesquisador Márcio Pie, do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos responsáveis pela descoberta. 


"Essa espécie é importante por estar em uma região bastante perturbada, (em que as matas nativas estão sendo) cortadas por plantações de pinus", explica Pie à BBC Brasil. 


"A lei diz que a partir de uma determinada inclinação os pinus não poderiam ser plantados, mas isso acontece mesmo assim. Isso afeta toda a fauna e flora dessas altitudes e que é muito única, só existe lá. Proteger esses sapinhos é uma bandeira para proteger toda uma área já bastante vulnerável." 


O primeiro passo para essa proteção, diz Pie, é justamente a identificação. 


"A partir da descrição (das espécies), vamos estudar as variabilidades genéticas e suas suscetibilidades a mudanças ambientais ou a parasitas - estes últimos são a principal causa de declínio populacional de muitos anfíbios no mundo." 


A pesquisa, financiada pela Fundação Grupo Boticário, há cinco anos analisa a diversidade de espécies de anfíbios que vivem em montanhas, desde o sul de São Paulo até o norte catarinense. 


Primos próximos 

 

Segundo Pie, como a região do Quiriri ainda não foi totalmente explorada pelos pesquisadores, outros pequenos sapos devem ser descobertos em breve. 


Animais como os sapos são particularmente sensíveis ao ambiente. Por isso, sentem o impacto até mesmo de mudanças de temperatura de uma montanha em relação a um vale. Isso faz com que a população de sapos em cada montanha se desenvolva, lentamente, em uma nova espécie. 


Em junho, Pie e seus colegas publicaram um estudo anunciando a descoberta de sete minúsculos nas montanhas entre o Paraná e Santa Catarina. 


Todos eles têm cerca de um centímetro de comprimento e muitos possuem peles coloridas e venenosas, que afastam predadores. 


Pie explica que o sapinho recém-descoberto é um "primo não muito distante" dos identificados anteriormente. 


Agora, as especificidades genéticas deles serão avaliadas pelo sequenciamento em larga escala de seus genes. 




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...