quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Professora do DF volta de férias e acha 'fantasma' em fotos do celular



 
 
Imagem foi feita com celular e ganhou mil comentários em rede social. Fotógrafos consideram possibilidade de ser efeito de luz ou montagem.
 
 
A professora de Brasília Alessandra Guimarães Luiz, de 40 anos, levou um susto ao rever fotos da viagem de férias: o "fantasma" de uma mulher aparece em um dos registros, apoiado em uma mureta e debaixo de um poste de luz. 
 
 
O registro foi postado em redes sociais e provocou divergência de opiniões. Fotógrafos ouvidos pela reportagem consideram a possibilidade de o vulto ser efeito da iluminação ou montagem.
 
 
Alessandra conta que usou o próprio celular para fazer a imagem, no dia 2 de julho, porque queria mostrar como estava a lua a algumas amigas e nega que tenha manipulado a fotografia. Ela, o marido e o filho de 5 anos estiveram em Guarapari (ES) por uma semana e, durante a viagem, não repararam nos detalhes da foto.


"Escolhemos ir porque não conhecíamos e sabíamos que lá tinha várias praias. Sempre gostamos de ir nas férias de julho onde tem praias. E queríamos conhecer Vitória e Vila Velha também", lembra. "Estava revendo as fotos e achei essa mulher que eu não tinha visto, nem no dia da foto quando tirei e nem nos outros dias, quando passei as fotos via zap [WhatsApp] para minha mãe e família."


A professora postou a imagem em um grupo em rede social e outra que traz uma "massa branca" passando pelo local, e as reações foram diversas.


Foram mais de mil comentários, que consideraram tanto a hipótese de falha no equipamento, aparição de um espírito, alguém que não havia sido notado pela família e montagem.


Alessandra diz que a mulher não aparece em nenhuma outra imagem. "Se ela é real ou não tenho dúvidas, por causa da variação de cor. O que mais me impressionou é que parece que ela está fazendo pose para minha foto. E não lembro de ver ninguém quando bati a foto, porque esperei as pessoas que estavam passando."


Para a fotógrafa Eulices Maria, não há como descartar nenhuma possibilidade, incluindo as de montagem, efeito da luz ou mesmo "tremida" na hora do registro.


"Toda a área da foto onde aparece o suposto fantasma está acinzentada: a grade, o caule e os galhos da árvore, o chão. Provavelmente a iluminação local seja responsável por essa coloração. A luz de um dos postes incide diretamente sobre aquele borrão. Fotos 'fantasmas' são comuns à noite, principalmente em movimento."


"O modo automático do celular pode aumentar o tempo de exposição e assim criar efeitos onde se vê através de uma pessoa ou objeto, por exemplo, ou criar 'linhas de luz', o que não é exatamente o caso dessa foto específica, porque nota-se que onde está a mancha que seria a roupa do suposto fantasma não se vê as luzes atrás e nem a grade, portanto não se vê através do objeto. Na segunda foto, tem uma pessoa à direita que está embaixo de onde incide a luz do poste e também apresenta a mesma coloração acinzentada", completa.


O fotógrafo Alexandre Bastos diz não acreditar em fantasmas e não ter dúvidas de que se trata de uma montagem. "Não acredito que o caso referido tenha se dado como consequência de efeitos de luz causados pela iluminação do poste. Um efeito que ocorre com frequência é o 'flare', causado quando a luz incide diretamente sobre uma lente, o que claramente não é o caso retratado nas imagens, pois os postes estão angulados em direção à esquerda da câmera."


Segundo Bastos, caso ocorresse o efeito, o resultado na imagem seria colorido ou teria um mínimo de relação com a temperatura da cor das luzes da imagem, o que não ocorre. "O 'fantasma', que evidentemente tem o formato da silhueta de uma pessoa, ao meu ver, foi intencionalmente colocado na fotografia."





 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...