terça-feira, 11 de agosto de 2015

Rainha Nefertiti pode estar enterrada em tumba de Tutancâmon














O arqueólogo Nicholas Reeves acredita ter descoberto o túmulo da rainha egípcia Nefertiti, que parece estar escondida atrás da tumba de seu suposto filho, Tutancâmon - mais jovem e famoso faraó.


Segundo o "Daily Mail", o túmulo do jovem rei, descoberto em 1922 pelo arqueólogo Howard Carter, foi um avanço para pesquisadores e historiadores aprenderem sobre a cultura do império egípcio, pois sua tumba estava praticamente intacta.


Entretanto, parece que a recente descoberta pode dar novos rumos aos estudos sobre a épica civilização.


Em seu relatório publicado na "Amarna Royal Tombs Project", Reeves afirmou ter encontrado portas secretas dentro da tumba do príncipe Tutancâmon, que podem levar ao túmulo de Nefertiti - perdida desde sua morte em 1340 a.C. Segundo ele, uma das portas leva a uma provável sala de armazenamento, enquanto a outra é a entrada secreta da tumba da rainha.



As imagens gravadas na parede em que Reeves acredita estar localizada uma das portas mostra uma cena religiosa, praticada somente por homens na época, que conta com a figura de uma mulher. "Apenas uma realeza feminina da 18ª Dinastia é conhecida por receber tais honras, e essa é Nefertiti", escreveu em seu relatório.


Ainda segundo o "Daily Mail", se a teoria estiver correta, pode ser um grande avanço para a total compreensão da história e do enterro do príncipe Tutancâmon, que confunde muitos dos pesquisadores atuais.


"Se aparência digital se traduz em realidade física, parece que agora nós estamos confrontando não apenas a proposta de uma nova era de Tutancâmon, mas de Nefertiti em si", explicou.



A teoria de Reeves agrada também à professora de Egiptologia na Universidade de Manchester, Joyce Tyldesley. "Não seria surpreendente se o túmulo tivesse a intenção de ter salas adicionais", afirmou. "[Mas] eu ficaria bastante surpresa se essa tumba fosse construída para o original, ou primeiro, enterro de Nefertiti", completou Joyce.



"Cada pedaço de evidência não é conclusivo individualmente, mas se colocarmos todas juntas fica díficil de evitar minha conclusão", afirmou Reeves ao "The Economist". "Se eu estiver errado, eu estarei errado, mas se eu estiver certo é provavelmente a maior descoberta arqueóloga já feita", concluiu.

 

A rainha Nefertiti, conhecida por sua excepcional beleza, foi esposa de Aquénaton durante o século 14 a.C., e é mãe de seis de seus filhos.




Fonte: Rede TV

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...