terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cachorros de estimação surgiram no Nepal e Mongólia

 
 
 
Cães evoluíram a partir de lobos cinzentos euro-asiáticos há pelo menos 15.000 anos.
 
 
Os cachorros podem ter se tornado os melhores amigos do homem na Ásia Central, especificamente no que hoje é o Nepal e a Mongólia - informaram pesquisadores na segunda-feira.


Os cães evoluíram a partir de lobos cinzentos euro-asiáticos há pelo menos 15.000 anos, mas onde e como eles fizeram o salto histórico entre andar em matilhas para ficarem sentados ao lado de mestres humanos tem sido uma questão de debate.


Com o objetivo de resolver um mistério de longa data sobre o local onde os cães foram domesticados pela primeira vez, o estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, descreve-se como "o maior levantamento sobre a diversidade genética canina em todo o mundo".


A equipe, liderada por Adam Boyko da Universidade de Cornell, analisou mais de 185.800 marcadores genéticos em cerca de 4.600 cães de raça pura de 165 raças diferentes, com mais de 540 cães de rua de 38 países.


A análise "sugere que os cachorros provavelmente foram domesticados na Ásia Central, onde hoje estão localizados o Nepal e a Mongólia", diz o estudo. "Cachorros domésticos devem ter surgido na Ásia Central e depois se espalharam para o leste asiático e além".


Arqueólogos acreditaram durante muito tempo que a Ásia Central era uma origem provável para a domesticação dos cachorros, mas estudos genéticos ainda não haviam sido realizados.


Muitas populações de cães no Egito, Vietnã e Índia mostram alguns traços de descendência de cães europeus, mas os vira-latas do Pacífico Sul, América Central e do Sul e das Antilhas têm origens claramente europeias.


Mesmo assim, o estudo alertou que "não podemos descartar a possibilidade de que os cães tenham sido domesticados em outros lugares e depois, seja através de migração ou de um evento de domesticação independente".


Mais estudos são necessários para confirmar os resultados e determinar se estes cães iniciais apenas se alimentavam com as sobras dos caçadores-coletores ou se também os auxiliavam em suas caças.




Fonte: Band

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...