segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Meteoro causa clarão e intriga cariocas




Um meteoro entrou na atmosfera terrestre, na madrugada de sexta-feira, causou um clarão que chamou a atenção de moradores do Rio de Janeiro. 


O fenômeno, que durou cerca de cinco segundos, foi visto por cariocas das Zonas Norte e Oeste da cidade. No embalo do acontecimento real, nas redes sociais, internautas divulgaram fotos e vídeos falsos sobre o evento astronômico.


Morador de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, Roni Gomes conta que se assustou quando viu o clarão no céu.


— Era por volta de 1h30. Eu estava no portão de casa com minha esposa quando vimos o flash muito forte, de doer os olhos. Na hora, eu me perguntei o que ela aquilo. Mas foi muito rápido. Ficamos com medo — contou o rapaz.


A esteticista Regina Coelho também viu o clarão de sua casa, em Del Castilho, na Zona Norte da cidade. Ela diz que não se assustou com o fenômeno, mas que ficou impressionada.


— (O meteoro) passou baixo e iluminou meu quarto todo. Foi tudo muito rápido. Eu nunca tinha visto nada assim — contou ela.


Segundo astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do projeto Exoss, que tem como finalidade o estudo de meteoros com metodologia científica, o clarão foi causado, de fato, por um meteoro.


— Um meteoro penetrou a atmosfera da Terra por cima da região litorânea do Rio de Janeiro e perto de São Paulo. Por conta de sua alta velocidade, ele deu aquele clarão. A noite virou dia. Esse fenômeno a gente chama de superbólido por conta da sua magnitude de brilho, maior que a da Lua — explicou de Cicco. Ainda segundo o astrônomo, esse não é um fenômeno raro.


Ainda não se sabe se o meteoro se desintegrou ou caiu no mar. Um vídeo, divulgado pelo projeto Exoss, mostra o meteoro cruzando o céu na cidade de São Sebastião, em São Paulo. 




Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...