quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Exoplaneta rochoso, muito perto da Terra, pode ter atmosfera

 'GJ 1132b' pode ter atmosfera, o que dá esperanças aos cientistas. (Nasa)


Um novo exoplaneta rochoso que pode possuir uma atmosfera foi descoberto a apenas 39 anos-luz da Terra, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.


A pequena novidade, batizada GJ 1132b, é o exoplaneta do tamanho da Terra mais próximo jamais observado perto de nós. Ele está a 39 anos-luz - no canto da rua, na escala do Universo.


"Nossa galáxia cobre cerca de 100.000 anos-luz", ressalta em comunicado Zachory Berta-Thompson, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos e co-autor do estudo. "É um vizinho realmente próximo do sol".


O exoplaneta 1,2 vezes maior que nossa Terra, orbita numa pequena estrela. Após ter medido a oscilação da última, os pesquisadores puderam estimar a massa do exoplaneta em 1,6 vezes a da Terra. Tomando como base o tamanho e a massa, acredita-se que o GJ 1132b é rochoso, como a Terra.


Mas as semelhanças com o nosso mundo, infelizmente, terminam aí, pois lá faz muito calor, 226 graus Celsius, segundo estimativas dos pesquisadores. "O planeta é tão quente quanto um cookie que acabou de sair do forno", explica Berta-Thompson.


Devido às temperaturas escaldantes, o GJ 1132b provavelmente não pode ter água em forma líquida, o que o torna incompatível com a vida como a conhecemos.


Mas os cientistas acreditam que estas temperaturas permitem a presença de uma atmosfera. "Faz muito calor para ser habitável, mas as temperaturas ainda são muito mais amenas do que em outros planetas rochosos que conhecemos", afirmou Zachory Berta-Thompson.


"A maioria dos exoplanetas rochosos são bolas de fogo, quentes demais para terem uma atmosfera", acrescentou.


Os investigadores esperam que a nova geração de telescópios possa descobrir a composição química da atmosfera.





Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...